sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Autor protesta contra tráfico de capítulos de novelas na Rede Globo

1935021 e1313681536489 Autor protesta contra tráfico de capítulos de novelas na Globo
Apesar do sucesso de "Insensato Coração", que estancou a queda de audiência que as novelas das nove da Rede Globo vinham registrando nos últimos anos, Ricardo Linhares, coautor da trama, está bravo. 
Ele não se conforma com o vazamento de capítulos de novelas dentro da Globo, algo que a emissora tem combatido. No passado, a rede até desmontou pequenas "máfias" formadas por funcionários que vendiam capítulos para veículos especializados, mas logo o "esquema" retornou. Hoje, está mais agressivo do que nunca. 
Segundo Linhares, o vazamento de capítulos na Globo existe "desde a época do mimeógrafo". Com o advento da internet, no entanto, "ganhou uma proporção absurda". Ele se espanta com a velocidade com que textos que deveriam ser sigilosos chegam à imprensa: "Depois da entrega dos capítulos finais [de 'Insensato Coração'], havia link em sites e blogs para os capítulos serem acessados na íntegra", conta. 
O autor ressalta que não é contra a divulgação de tramas de novelas, mas tem de haver algum controle, principalmente para preservar desfechos.
"Acho que [a divulgação de capítulos] desperta o interesse do espectador e é um termômetro do sucesso da trama. O público tem curiosidade e eu, como público de outras obras, também tenho. Mas tudo tem um limite, e me parece que esse limite foi ultrapassado. Por exemplo, Norma morreu no capítulo de terça-feira. Ótimo que escrevam e comentem isso. Mas reproduzir todas as cenas da morte [antes de ela ir ao ar], integralmente, com diálogos e rubricas, acho invasivo", protesta. 
O escritor defende que a Globo tome medidas enérgicas contra jornais, revistas e sites que publicam capítulos de novelas obtidos de forma ilegal, sem o consentimento da rede. 
"Por que os jornais não publicam um capítulo do livro do Paulo Coelho, pior, o capítulo final, sem autorização do autor ou da editora? Porque sabem que serão criminalmente responsabilizados. O mesmo deveria acontecer com os capítulos das novelas. É roubo de propriedade intelectual", diz. 
Além de afrontar o direito autoral, a divulgação de capítulos na íntegra desrespeita o telespectador, na opinião de Linhares: 
"Por que nas matérias e resenhas de filmes e livros os jornalistas não contam o final das tramas? Para não estragar a surpresa do público. Por que o mesmo não acontece com as novelas? Porque há essa falta de respeito com o espectador de TV e com os profissionais da área."

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates