quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ibope orienta TVs a deixar claro critério de audiência divulgada

http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/11/ibope2.jpg
O Ibope decidiu enviar às TVs um comunicado em que as orienta a serem claras quanto aos critérios de audiências divulgados à imprensa e ao mercado publicitário. Na semana passada, a Folha informou que a TV Globo utiliza números diferentes das outras emissoras.
Para divulgar a audiência de seus programas, a Globo exclui da conta televisores ligados em outros aparelhos, como DVD e videogame, o que dá a impressão de um resultado melhor.
A emissora afirmou que "Cama de Gato", por exemplo, é sintonizada por 59% dos televisores ligados no país, no horário. Se computados os ligados em outros aparelhos, contudo, a audiência cai para 55%.
O uso da audiência "pura", sem contar os outros aparelhos, foi recomendado pelo Ibope às TVs há mais de um ano, mas só a Globo o adotou. Com audiências menores, as outras redes mantiveram o critério anterior (com todos os televisores ligados) porque seus resultados têm alterações proporcionalmente menores.
Um executivo do Ibope confirmou a falta de padronização ao receber de um diretor da TV Record e-mail enviado também a jornais e anunciantes, no qual usa o antigo critério.
A ordem é que as TVs digam sempre se estão trabalhando com o total de televisores ligados ou só com os sintonizados em programação televisiva.


Fonte: Outro Canal - Folha de S. Paulo (Laura Mattos - interina)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates