sábado, 20 de agosto de 2016

SBT, 35 anos, reforça a imagem única de TV mais popular do Brasil

No dia em que completa 35 anos, o SBT tem muito que comemorar -- pela data, por sua audiência em ascensão e por seus problemas financeiros finalmente sob controle. Foram vários anos de cinto apertado provocados pelo escândalo do banco Panamericano, nos idos de 2010.
Neste mês de efeméride natal, a emissora abriu vantagem sobre a rival Record e se isolou em segundo lugar no ibope em praticamente todo o país.
Pode até parecer coincidência, mas não é: a vice-liderança do SBT num setor difícil como a televisão tem os dedos de seu proprietário: ele continua apostando em soluções baratas, caseiras e simples para a grade de programação, enquanto a rival Record vê seus custos dispararem.
Desde os anos 80, Silvio nunca quis disputar a liderança com a Globo, e esse foi provavelmente seu maior acerto (e o maior erro da Record).
Vejam neste agosto, por exemplo: enquanto a Record investiu ao menos US$ 40 milhões só em direitos de transmissão da Rio 2016, evento que está sendo exibido também pelas redes Globo e Bandeirantes, Silvio entendeu rapidamente que o SBT seria apenas mais um no balaio, e achou melhor economizar dinheiro e deixar sua TV fora da "grande festa do esporte olímpico".
O empresário e apresentador preferiu continuar exibindo a programação normal, que inclui seus desenhos infantis, séries juvenis, novelas latinas e programas popularescos como "Casos de Família" e o novato "Fofocando". Deu tudo certo até aqui.
Outro ponto notável é que, de todas as emissoras abertas, o SBT sempre pareceu ser o menos preocupado em lançar moda ou "causar", e mais em manter um público fiel e cativo.
Curiosamente, a despeito de seu dono ter também uma empresa como a Jequiti, o SBT é de longe o canal que menos desperdiça recursos com a chamada cosmética visual: a emissora não redesenha seu logotipo a cada ano, não cria novos grafismos a cada temporada, não esbanja dinheiro em efeitos especiais elaborados em suas produções caseiras.
Claro, também há um lado negativo nessa simplicidade e conservadorismo: afinal, há décadas o SBT não lança um grande talento, e sua grade contém atrações que têm praticamente a mesma idade do canal.
Mas, por enquanto, trata-se de um time que está ganhando, ainda que meio velhinho como seu dono; e em times veteranos -- e competentes -- assim não se mexe.
Pode-se dizer que o SBT não envelheceu e chega aos 35 anos exatamente com a cara que tinha no dia de seu nascimento: a da televisão mais popular do Brasil.








Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates