sábado, 28 de fevereiro de 2015

TV Globo confirma: Xuxa foi dispensada antes de assinar com a Rede Record

O contrato de Xuxa (foto) com a Rede Globo venceu na virada de 2014 para 2015 e não foi renovado. Depois de 28 anos de serviços prestados, a ex-rainha dos baixinhos foi dispensada pela maior rede do país. A informação, revelada em primeira mão pelo Notícias da TV em 15 de dezembro, foi confirmada por Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, na quinta-feira (26). A emissora e Xuxa, no entanto, encenaram um jogo de que ambas tinham interesse uma na outra, numa estratégia para encarecer a contratação pela Record, a ser anunciada na próxima quinta-feira (5).
"Ela [Xuxa] não estava conosco desde o fim do ano passado", disse Schroder ao repórter João Fernando, de O Estado de S.Paulo, durante o lançamento da nova novela das seis, "Sete Vidas". "O conteúdo infantil que ela vinha apresentando nós abrimos mão nos últimos anos. Em todo o mundo, o cabo absorveu a programação infantil. Já está tudo tão 'nichado', até por faixas de idade", justificou o executivo.
No início de 2014, a Globo decidiu extinguir o "TV Xuxa". O programa já não dava a audiência e o faturamento esperados, e a apresentadora precisava se afastar para tratar de uma grave inflamação no pé. A emissora, no entanto, renovou com a apresentadora por mais um ano, com prioridade para novos vínculos. Na metade do ano passado, a Globo avisou Xuxa de que não havia nenhum projeto para ela na programação de 2015 - no máximo, ela faria um especial pelos 50 anos da emissora. 
A Globo estava disposta a manter Xuxa sob contrato durante mais um ano, mas a revelação no final de novembro, por Marcelo Silva, vice-presidente artístico e de programação da Rede Record, de que estava negociando com Xuxa havia quase um ano, foi considerada por parte da cúpula da rede da família Marinho uma traição e uma manobra para valorizar seu passe. 
A Globo, contudo, optou por um encerramento de contrato amistoso com Xuxa. Em reação à notícia de que não renovaria com a apresentadora, a emissora emitiu uma nota dizendo que haveria uma reunião entre Schroder e Xuxa em que a loira apresentaria um projeto de novo programa e que a grade de 2015 ainda não estava fechada. Balela. A reunião nunca ocorreu. Xuxa teve na época um encontro com Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, mas eles teriam apenas conversado sobre a parceria da emissora com a Fundação Xuxa Meneghel. No final de janeiro, a Globo exibiu grande quantidade de anúncios da fundação, previstos em contrato com Xuxa.
Xuxa e Record só chegaram a um acordo na semana que passou. Ela terá um programa diário na emissora, nos finais de tarde, a ser gravado (pelo menos dois por semana deverão ser ao vivo) no RecNov, a central de estúdios da Record no Rio de Janeiro. A apresentadora receberá pelo menos R$ 1 milhão por mês, incluindo participação em merchandising.
A contratação de Xuxa rachou a cúpula da Record. Vice-presidente comercial, Walter Zagari foi contra. Alertou que Xuxa não vende mais. A área artística acionou o publicitário Roberto Justus, que demonstrou o contrário, e propôs a criação de uma nova diretoria de marketing, para cuidar apenas dos programas e artistas, esvaziando as funções de Hilton Madeira, braço direito de Zagari.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates