quinta-feira, 21 de agosto de 2014

30 anos de "Chaves" no Brasil: “Foi sem querer querendo” que seriado mexicano se transformou num dos sucessos da TV brasileira

“Foi sem querer querendo”. O famoso bordão de "Chaves" (foto) talvez seja a melhor explicação para o sucesso do seriado mexicano na televisão brasileira. Ele está no ar há 30 anos pelo SBT, já foi responsável pelas melhores audiências da emissora e atualmente não faz feio ao concorrer com o “Cidade Alerta”. Nas últimas semanas, tem oscilado entre 7 e 8 de média, com picos que chegam a 11 pontos, muito próximos aos resultados do jornalístico policial da Rede Record. “Chaves” entrou no ar meio a contragosto de Silvio Santos e outros diretores do SBT, que não gostaram muito da qualidade técnica das imagens. Na época, a emissora buscava novelas de sucesso e programas de entretenimento para preencher a grade da rede e no pacote da Televisa veio o seriado. Para usar os outros produtos, era quase que obrigatório colocar no ar o seriado. O jeito foi escalar “Chaves” para a atração infantil da época, o programa do palhaço Bozo. Era dia 24 de agosto de 1984 e o episódio escolhido foi o “Caçando Lagartixas”.
Em 1986, o SBT passou a exibir o “Chaves” na faixa das 12h30min, horário que era possível atender aos estudantes do período da manhã que já tinham saído da aula e aqueles que ainda estavam em casa porque eram das turmas vespertinas. A audiência subiu e definitivamente o seriado se transformou numa referência entre a garotada. Começava ai a se formar uma verdadeira legião de fãs, pessoas que até hoje sustentam o sucesso de “Chaves” no Brasil e que passaram o costume de assisti-lo a outras gerações. Atualmente, são muitos os que são fanáticos por Chaves e sua turma.
O seriado mexicano chegou ao horário nobre em 1988 e no início da década de 90 passou a sofrer com as constantes mudanças de horário, uma velha mania de Silvio Santos de transferir de faixa os produtos que garantem audiência.
“Chaves” é sem dúvida uma das marcas da história do SBT, que completou nesta semana 33 anos de atividades. Apesar disso, corre o risco de sair definitivamente do ar em função da qualidade técnica da imagem. Com o avanço da tecnologia em alta definição nos aparelhos de televisão e uma grade com cada vez mais produtos em HD, manter “Chaves” no ar pode causar um choque de imagens. Só o tempo dirá se o SBT conseguirá manter o “Chaves” como algo vintage em sua grade.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates