quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sem acordo com Ancine, TV Globo desiste de filmar série em Londres

A TV Globo engavetou o projeto de realizar uma série em Londres.
Intitulada "Brazucas", a série mostraria as agruras de brasileiros vivendo na Inglaterra. Os protagonistas seriam um "playboy" e um motoboy. Os dois teriam um conflito inicial, mas, depois de perder a mesada do pai, o playboy precisaria da ajuda do motoboy.
Com roteiro de Henrique Goldman (diretor do filme Jean Charles), "Brazucas" estava em gestação desde 2009. Em junho deste ano, finalmente a Ancine (Agência Nacional do Cinema) aprovou o uso de recursos de incentivos fiscais para a produção dos seis primeiros episódios da série, que custariam, ao todo, R$ 6,4 milhões.
Para realizar o programa, a Globo usaria R$ 3 milhões de recursos vinculados à Ancine, em um mecanismo de incentivo fiscal chamado Artigo 3A. Pelo mecanismo, as emissoras abertas de TV podem destinar para produções televisivas 70% do imposto que pagariam pelo envio de dinheiro ao exterior.
Por exemplo, se a Globo paga US$ 10 milhões pelos direitos de um evento esportivo, ela pode destinar US$ 1,050 milhão para a produção de séries, minisséries e telefilmes. Somente no primeiro semestre deste ano, a Globo recolheu na Ancine R$ 9,6 milhões de recursos para esses fins.
Para usar esse dinheiro, no entanto, as emissoras têm se submeter a algumas regras. A principal delas é que a produção seja independente. No caso de "Brazucas", a série seria produzida pela O2, do  cineasta Fernando Meirelles.
O que levou "Brazucas" para a gaveta foi uma outra norma da Ancine. Embora use recursos de incentivo fiscal atrelados a uma emissora de TV, a produtora independente é que fica com os direitos patrimoniais definitivos da obra. E, após cinco anos, a emissora não tem mais poder nenhum sobre o produto, ou seja, não pode mais reprisá-lo ou comercializá-lo em formato alternativo. A produtora fica 100% dona dele.
Como a Globo iria investir quase R$ 3 milhões de recursos próprios (a Ancine não permite mais de R$ 3 milhões incentivados por obra), a rede achou correto negociar com a agência um prazo maior para uso de "Brazucas", de dez anos.
Mas a Ancine não cedeu. Quem mais perdeu? O telespectador.

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