sábado, 16 de outubro de 2010

Classe C é o telespectador padrão da TV brasileira

http://blogs.jovempan.uol.com.br/parabolica/wp-content/uploads/2010/10/tvazul.jpg
A classe média é a responsável pela principal fatia de audiência das emissoras de televisão e se transformou no alvo da guerra traçada diariamente pelos executivos que se preocupam com números. Os levantamentos mais recentes sobre o mercado da TV brasileira apontam que pessoas da classe C representam quase 60% do público que consome este tipo de entretenimento e é por isso que os departamentos de criação das mais diferentes emissoras tentam desenvolver programas voltados para esta fatia da sociedade. Algumas pesquisas indicam que novelas, programas de auditório e humorismo são os gêneros preferidos desse público e, portanto, que receberão mais investimentos nos próximos meses.
A Rede Record é a emissora com maior presença da classe C (60%) entre seus telespectadores. O SBT tem 59% da sua audiência nessa faixa e a Rede Globo, 51%. Já no segmento AB, a Globo tem 33%, Record 28% e SBT 24%. A camada DE é a que menos assiste televisão, atingindo 12% do público da Record, 16% da Globo e 17% do SBT. O mesmo levantamento dividiu o telespectador por faixas etárias. Pessoas com mais de 50 anos de idade assistem mais TV (34% Globo, 27% Record e 24% SBT). Um dado curioso vem no público infanto-juvenil (04 a 11 anos): a emissora de Silvio Santos é a que tem mais público nessa fatia.
Tenho cá minhas ressalvas sobre esses números divulgados. Se a gente juntar isso tudo, todas as 3 emissoras estariam bem próximas uma da outra no Ibope. O que se vê é o contrário. A Globo está muito a frente da Record e do SBT.

http://blogs.jovempan.uol.com.br/parabolica/wp-content/uploads/2010/10/ZE-AUDIENCIA.jpg

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates