sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Governo quer que ator seja pago também como autor


http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRmuVOdsNFcYu-39p2E5Pg3S5ZB2Jn2isawC-3mLHBlwr8CFYc&t=1&usg=__tEDem2N1kI_n2vuO6DXAJHxp5cA=
Tony Ramos, o Totó de "Passione", deve ser considerado também coautor da novela das oito da Rede Globo e ser remunerado por isso.
Esse é um dos pontos do projeto de lei de direitos autorais, que está em formulação no Ministério da Cultura e deve ser encaminhado ao Congresso até o final do ano.
O texto considera que roteiristas, diretores e atores de obras audiovisuais são também seus coautores, o que implica mudar a forma como são remunerados.
O projeto prevê a criação de entidades que possam fiscalizar a veiculação das obras e arrecadar dinheiro em nome dos participantes.
É como já faz o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que cobra pela execução de músicas e repassa o dinheiro aos autores.
A ideia é que haja um "Ecad de atores", um "Ecad de roteiristas" etc.
Segundo Alfredo Manevy, secretário-executivo do Ministério da Cultura, a lei é importante principalmente porque hoje, com as novas mídias, é muito difícil prever todas as formas como uma obra pode ser veiculada.
Se "Passione", por exemplo, daqui a alguns anos, for exibida por uma operadora de celular no Japão, o "Ecad dos atores" pode negociar o pagamento a Tony Ramos, se isso não estiver previsto em seu contrato com a Globo.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates