quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Globo Esporte" exibe nota falando sobre os direitos de transmissão dos jogos olímpicos de 2016


Durante o "Globo Esporte" rede de hoje, apresentado em todo o Brasil, a apresentadora Glenda Kozlowski leu um comunicado da TV Globo em que falava sobre ter adquirido os direitos da Olimpíada de 2016. Palavras da Glenda hoje:
"A Globo vai transmitir as Olimpíadas de Inverno em 2014 e as Olimpíadas de Verão em 2016. Em proposta conjunta, as Redes Globo e Bandeirantes asseguraram ao Comitê Olimpíco Internacional (COI) um valor compatível com o tamanho do mercado publicitário brasileiro, onde vão buscar recursos para cobertura do evento. Além disso, permitiram que o COI oferecesse os direitos de transmissão a outras tvs abertas. A proposta vencedora prevê ainda, exclusividade na tv fechada, na internet, no rádio e na telefonia móvel. No dia 2 de outubro, será escolhida a cidade sede das Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro está na disputa com Madrid (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos)."
Não sei se os programas regionais do "Globo Esporte" em outras praças, como São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre, também foi lida essa mesma nota do programa exibido onde não tem "Globo Esporte" local.
De qualquer forma, a Globo informou ao público e de quebra citou a Bandeirantes como parceira.
Achei que o que foi feito foi o mais justo, pois todas as redes transmitindo, o público é que escolhe onde assistir. Cabe as emissoras competência para prender o público diante da telinha.
Seria legal se isso tivesse abrangência em outras competições nacionais e internacionais, como campeonatos de futebol, copa do mundo, vôlei, etc...
Seria legal se todas pagasssem e todas transmitissem, mas já que em alguns casos pode ter exclusividade, acaba levando quem dá mais ou quem tem experiência em boas transmissões.

No caso da Copa, é certo que as duas próximas copas terá duas emissoras abertas exibindo o mundial. Isso acaba com a tese de monopólio, pois a Globo comprou os mundiais de 2010 e 2014 e revendeu os direitos de pelo menos a de 2010 a Bandeirantes. Eu até acredito que a de 2014 também será repassado a Bandeirantes.

Ricardo Sandes (criador e editor do blog)

Share:

3 comentários:

  1. Em Minas, onde há uma edição própria do "Globo Esporte", a apresentadora Letícia Renna também leu esta nota, que, por sinal, foi novamente lida no "JN" por William Bonner.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos pelo esclarecimento em relação a nota lida em Minas.
    Abraços...

    Ricardo Sandes (criador e editor do blog)

    ResponderExcluir
  3. Não há de quê, Ricardo. É um prazer!
    Esta nota deve ter sido lida em todas as edições do "GE"...

    ResponderExcluir

Blog Archive

Blogger templates