O frio mês de junho foi caloroso com o SBT em termos de ibope: graças às baixas temperaturas que mantêm mais gente dentro de casa, a emissora teve pequeno, mas eficiente aumento de ibope. A audiência cresceu nas manhãs e tardes, o que levou o SBT a fechar com 15% de audiência a mais que junho do ano passado (5,3 x 4,6 pontos em 2010). Cada ponto vale por 58 mil casas sintonizadas na Grande São Paulo.
Foi o melhor junho da emissora desde 2008, quando a emissora obteve 5,8 pontos. Números exclusivos obtidos pela reportagem apontam que, enquanto a TV Record parou de crescer em abril (6 pontos), o SBT passou desde então de 4,9 para 5,3 pontos. Parece muito pouco, mas na disputa pelo telespectador cada décimo é valioso.
Exemplo: se o SBT obtiver somente mais 0,2 décimos de ibope durante o dia, seja em qual for a faixa horária, a emissora voltaria a empatar tecnicamente com a Record, na casa dos 6 pontos.
O escândalo que abalou o Grupo Silvio Santos no final do ano passado, aparentemente, não teve qualquer efeito na percepção do telespectador. Na média semestral, 2011 está sendo para o SBT melhor (4%) que o ano passado em termos de audiência. Na comparação com o semestre anterior o incremento é ainda maior, de 6%.
Na comparação de modelos econômicos de gestão, o SBT é muito mais barato que a Record, administrada pela Igreja Universal. A igreja repassou à Record no ano passado R$ 480 milhões, pela compra das madrugadas. O SBT não vende seus horários (até hoje). A Record por sua vez investiu supostamente centenas de milhões de reais em internet nos últimos dois anos, enquanto o SBT ainda gasta bem mais modestamente na rede.
Foi o melhor junho da emissora desde 2008, quando a emissora obteve 5,8 pontos. Números exclusivos obtidos pela reportagem apontam que, enquanto a TV Record parou de crescer em abril (6 pontos), o SBT passou desde então de 4,9 para 5,3 pontos. Parece muito pouco, mas na disputa pelo telespectador cada décimo é valioso.
Exemplo: se o SBT obtiver somente mais 0,2 décimos de ibope durante o dia, seja em qual for a faixa horária, a emissora voltaria a empatar tecnicamente com a Record, na casa dos 6 pontos.
O escândalo que abalou o Grupo Silvio Santos no final do ano passado, aparentemente, não teve qualquer efeito na percepção do telespectador. Na média semestral, 2011 está sendo para o SBT melhor (4%) que o ano passado em termos de audiência. Na comparação com o semestre anterior o incremento é ainda maior, de 6%.
Na comparação de modelos econômicos de gestão, o SBT é muito mais barato que a Record, administrada pela Igreja Universal. A igreja repassou à Record no ano passado R$ 480 milhões, pela compra das madrugadas. O SBT não vende seus horários (até hoje). A Record por sua vez investiu supostamente centenas de milhões de reais em internet nos últimos dois anos, enquanto o SBT ainda gasta bem mais modestamente na rede.
Patrão e líder
Depois de cinco meses, o SBT voltou a derrotar a TV Record nas tardes, na Grande São Paulo: 6,2 x 6,1. Aliás, derrotou a Record e tomou a vice-liderança por 8 dias de junho, e em 1 dia teve o 2º lugar isolado. O matinal "Bom Dia & Cia" voltou a incomodar tanto Record a quem derrotou por 11 dias e dividiu o segundo lugar por mais três dias; e a TV Globo, com quem dividiu o primeiro lugar uma vez em junho.
A atração mais assistida do SBT continua sendo o "Programa Silvio Santos", que obteve em junho a maior média do ano, 12 pontos, seguido do game-merchan "Roda Roda Jequiti" (10,1), "A Praça é Nossa" (9,4) e "Eliana" (9,0).
Eliana é até aqui a única contratação feita por Silvio nos últimos dois anos que vingou. O grande destaque do mês foi a menina Maísa e seu "Sábado Animado", que terminaram junho empatados tecnicamente com a Globo (6,7 x 6,8).
Ricardo Feltrin
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