quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ministério Público denuncia a Rede Globo por esponja “racista” do "Big Brother Brasil"

Depois de receber diversas denúncias de telespectadores, o Ministério Público apresentou uma denúncia contra a TV Globo pelo uso de uma esponja que imita um boneco com black power. O utensílio doméstico apareceu no "Mais Você", de Ana Maria Braga, mas ganhou destaque mesmo foi no "Big Brother Brasil 16". Foi a partir do reality que as denúncias surgiram.
De acordo com a ação do MP, o objeto contribuiu para que o racismo seja perpetuado no cotidiano brasileiro, e incita o preconceito racional.
No reality show, o participante Ronan chegou a criticar o boneco.
Além de aparecer no "BBB16", o utensílio apareceu ainda no "Mais Você". E, apesar do repúdio de internautas e espectadores, o objeto foi mantido nos cenários. Na ação, o MPF requer a reparação dos danos morais coletivos, e a exibição de uma retratação pela emissora à população negra pelo uso da esponja, tanto no matinal comandado por Ana Maria Braga - cujo salário pode ser diminuído em breve - como no horário nobre.
No processo, o MPF pede uma reparação por danos morais coletivos, em um valor não inferior a 0,5% do faturamento do "BBB16". O órgão ainda pede que a emissora faça uma retratação à população negra, que deve ser exibida no horário do "BBB" e no horário do "Mais Você", primeiro programa em que a esponja Black Power apareceu.
A Globo não se manifestou sobre o assunto até então.









Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates