quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Apesar das tentativas de mudança, "Big Brother Brasil 15" confirma a tendência de queda de audiência do programa

O esforço em transformar o "Big Brother Brasil 15" numa edição diferente das anteriores ficou evidente na estreia do programa nesta terça-feira (12). Antes da apresentação dos novos participantes - todos considerados "gente normal" -, a atração mostrou os bastidores do processo de escolha dos concorrentes. Com direito a entrevistas e até mesmo dinâmica de grupo, pareceu mais uma seleção para um emprego. Nos VTs, algumas estereótipos comuns ao reality show surgiram, caso de César, que cumpre a cota de caipira-humilde-que-batalha-na-vida-e-tentará-virar-cantor-sertanejo. Além disso, parte das mulheres lembram algumas das saradonas e calipígias que as antecederam.
Apesar disso, a maneira como os brothers se conhecerem já provou uma grande mudança. Ao contrário dos anos anteriores, em que todos entravam na casa à tarde, todos passaram a ocupar o lugar ao vivo, durante a estreia. Todos ficaram escondidos atrás de biombos, recurso nunca antes utilizado, e, quando revelados, curiosamente abriram mão dos tradicionais "-u-hu". Tamanho foi o choque com a surpresa que a emoção acabou suprimida.
Entre as novidades na regra do jogo, estão a possibilidade de o líder vetar participantes e poder repetir o posto por várias semanas seguidas, além de ganhar R$ 10 mil. Mas a grande bomba mesmo na dinâmica reside no fato de o manda-chuva da casa perder o direito à imunidade e poder ser votado por todos. Está lançada a sorte para os participantes, que lutarão por R$ 1,5 milhão, e para a Rede Globo, que tenta desesperadamente levantar a audiência em queda dos últimos anos.
Os números da estreia, aliás, responderam do seguinte modo: 23,9 pontos de média, com pico de 27 de acordo com dados prévios. Se não aumentar no consolidado, o índice será o menor de um primeiro episódio do reality show, um pouco menor que a da décima terceira edição.
Compare as médias das estreias de todos os anos:

BBB 1 – 48,7 pontos
BBB 2 – 28,3 pontos
BBB 3 – 37,0 pontos
BBB 4 – 41,9 pontos
BBB 5 – 45,9 pontos
BBB 6 – 44,8 pontos
BBB 7 – 42,7 pontos
BBB 8 – 36,6 pontos
BBB 9 – 37,2 pontos
BBB 10 – 30 pontos
BBB 11 – 34 pontos
BBB 12 – 34,3 pontos
BBB 13 – 25 pontos
BBB 14 – 30,6 pontos
BBB 15 – 23,9 pontos (prévia)


Interessante que eu não vi nenhum colunista do R7 fazer comparativos de audiência de "A Fazenda". O reality caiu muito mais na audiência. So que com uma diferença: ficou na muitas vezes nessa edição em terceiro lugar, atrás do SBT.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates