quinta-feira, 1 de abril de 2010

Grupo português Ongoing compra os jornais do Grupo carioca O Dia

http://mmimg.meioemensagem.com.br/galeria/peq_odia_menor.jpg
Foi fechada ontem à noite no Rio de Janeiro a compra do jornal carioca O Dia pelo grupo português Ongoing, que desembarcou no Brasil no ano passado quando lançou o diário Brasil Econômico. O Ongoing pagou 75 milhões de reais pelo jornal da família Carvalho.
O negócio será oficialmente anunciado hoje. Nos últimos anos, várias foram as tentativas de se vender O Dia. Negociaram com a família desde emissários de Anthony Garotinho até o bispo Edir Macedo.
O Dia foi fundado em 1951 pelo ex-governador paulista Adhemar de Barros, mas logo passou para Chagas Freitas, então deputado federal e que depois virou governador (duas vezes), primeiro da Guanabara e depois do Rio de Janeiro. Em 1983, Chagas, com a saúde debilitada e no ocaso político, vendeu O Dia ao empresário gaúcho Ary Carvalho.
O jornal que já foi líder de vendas no Rio de Janeiro, hoje é o quarto mais vendido no estado - embora seja o segundo em faturamento. Com o negócio, os portugueses tornam-se também donos do Meia Hora, tablóide de extrato ultrapopular que hoje é o terceiro diário mais vendido, e do esportivo O Campeão.
O Ongoing enfrentará um desafio de bom tamanho para recuperar o jornal num mercado que é o quartel-general das Organizações Globo.
A transação representa também a expansão do grupo Ongoing, que planeja também abrir um diário em Brasília.

As rádios MPB FM e FM O Dia, controladas pelas herdeiras do Grupo O Dia, não entraram no negócio com o Ongoing. Ariane continuará a frente da MPB FM, da qual é sócia controladora, enquanto as irmãs Gigi e Liane ficam com a FM O Dia, onde dividem o comando. Os jornais e a gráfica eram os únicos negócios que tinham as três como sócias.
Em Portugal, o Ongoing havia separado 120 milhões de euros para a compra do um terço da TVI, participação esta atualmente pertencentes ao Media Capital, sócio minoritário do negócio controlado pelo grupo espanhol Prisa. Entretanto, a entidade reguladora da comunicação social em Portugal condicionou a entrada do Ongoing na TVI à venda dos 20% que o grupo detém na SIC, concorrente da TVI. Diante do impasse em Portugal, o Ongoing tem mais disponibilidade de caixa para investir no Brasil.
O Grupo Record tinha interesse na aquisição dos jornais que pertenciam o Grupo O Dia.

Fonte: Radar - Veja Online (Lauro Jardim às 09h03min)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates