Na mesa do juiz Philip S. Gutiérrez, de Los Angeles, está o pleito da Univisión, maior rede de TV em espanhol dos EUA, que afirma ter o direito de exibir na Internet a programação que compra da Televisa, maior grupo de mídia do México.
Quando a Televisa licenciou seus programas à Univisión, em 1992, não havia Internet comercial. Agora, os mexicanos dizem que a Univisión não pode usar estes conteúdos em seu site, apenas na televisão. A rede americana quer usar os programas da Televisa em seu site, como vêm fazendo as grandes redes de TV do país, que transformaram seus sites em portais de vídeo, onde oferecem online boa parte de seu conteúdo televisivo.
Na semana passada o mesmo juíz decidiu que a Televisa não pode transmitir seus programas via satélite diretamente para o território dos EUA.
Briga antiga
A relação entre Televisa e Univisión é marcada por conflitos. No início deste ano as duas gigantes entraram em acordo acerca de uma ação que se arrastava há quatro anos na Justiça norte-americana.
A briga chegou a tal ponto que a Televisa havia ameaçado cortar o suprimento de telenovelas da Univisión, principal fonte de audiência da emissora.
O processo devia-se a uma alegada quebra de contrato da Univisión, que deveria mais de US$ 120 milhões em royalties aos mexicanos.
Com o acordo, que envolveu pagamento de royalties atrasado e um aumento nas taxas de licenciamento da Televisa, as partes renovaram seu acordo até 2017.
Fonte: Tela Viva News
0 comentários:
Postar um comentário