terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Rede Globo exibe sexo entre homens, mas diminui romances gays

Novela das onze de 2016, "Liberdade, Liberdade" apresentou a primeira cena de sexo entre dois homens na teledramaturgia brasileira. André e Tolentino (Caio Castro e Ricardo Pereira na foto acima) descobriram que se amavam e sofreram muito, porque a relação entre pessoas do mesmo sexo era crime em 1808, época em que se passava a trama. A Rede Globo avançou ao tratar um assunto tabu com naturalidade e delicadeza, mas foi conservadora nas demais produções.
Após quatro tramas com romances homossexuais em destaque, a emissora não teve mais nenhum casal homossexual brilhando no horário nobre ou nas suas outras duas faixas de novelas.
Os homossexuais não foram extintos, a não ser em "Velho Chico", trama cujo autor, Benedito Ruy Barbosa, assumiu publicamente que "odeia história de bicha". Mas faltou mostrar o lado romântico para os poucos personagens homossexual interpretados fora da novela das onze ao longo de 2016.
Na TV aberta, somente a Globo vem trilhando em seus folhetins a abertura de um diálogo com a sociedade sobre a diversidade sexual. SBT e Record investiram nos segmentos infantil e religioso, respectivamente.
Em janeiro de 2014, quando o casal Nico (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) conquistou o público com direito a beijo no último capítulo de Amor à Vida, a tendência parecia ser a de que esse assunto não seria mais um tabu. Beijo entre homens e entre mulheres passaria a ser algo normal nas novelas.
No mesmo ano, o casal Clarina (Clara e Marina, Giovanna Antonelli e Tainá Müller), de "Em Família", ganhou torcida nas redes sociais, teve casamento e beijo.
Em seguida foi a vez de Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) darem selinho e se assumirem como casal em "Império". A ruptura aconteceu quando beijos entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) afugentaram a audiência mais conservadora em "Babilônia".
Muitas mudanças foram feitas na trama, e o personagem de Marcos Pasquim voltou para o armário para evitar mais rejeição. "A Regra do Jogo" até trouxe um casal homossexual, mas sem apelo de romance. Úrsula (Júlia Rabello) e Duda (Giselle Batista) pertenciam ao núcleo cômico, e o namoro delas foi desvirtuado com uma traição de Duda com o cunhado, Vavá (Marcello Novaes).
De lá para cá, há um jejum homoafetivo no horário nobre. Atualmente no ar, "A Lei do Amor" tem Gledson (Raphael Ghanem) louco para se apaixonar, e Wesley (Gil Coelho) pronto para ser seu par romântico. O envolvimento entre os dois está previsto na sinopse da trama. Se esse amor vai sair do papel? Talvez nem os autores tenham certeza.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates