terça-feira, 27 de setembro de 2016

Para espectador de "Velho Chico", Domingos Montagner (Santo) morreu ontem

Esperei para ver as cenas do capítulo desta segunda-feira (26) de "Velho Chico", da Globo, as primeiras sem a presença do ator Domingos Montagner, que morreu no dia 15 de setembro.
Santo passou a ser representado na trama por uma câmera subjetiva, onde o espectador enxerga a cena pelos olhos do personagem. Foi a solução (boa) para manter o ator e personagem "vivo" na novela até o final, que se consagra nesta sexta-feira (30).
Os demais personagens passaram a contracenar com a câmera, como se ela fosse Santo.
Mas não senti Domingos vivo. Pelo contrário, foi quando eu realmente percebi que não tinha mais Domingos, nem Santo.
Até então, de tão inacreditável que foi a morte desse grande ator, eu e muita gente parecíamos não acreditar que ele havia morrido, justamente no Rio São Francisco. Ligávamos a TV e ele estava lá, homenageado em todos os programas, citado nos jornalísticos, vivinho da Silva em cenas inéditas do folhetim da Globo, falando, andando, emocionando.
Em sua última cena a ser exibida na novela, dias atrás, com Camila Pitanga (Tereza na foto acima) e o excelente Gabriel Leone (Miguel), Domingos se despediu dos fãs, da novela, da TV. Por mim, a novela poderia ter acabado ali, daquele jeito, com Santo vivo e feliz em cena de cinema.
Ontem (26), a tal da câmera subjetiva me fez sentir de fato a falta dele em cena. Na casa do personagem, todos vibraram com a gravidez de Olívia (Giulia Buscacio) e com o casamento dela com Miguel (Gabriel Leone). Emoção pura nos olhos de Camila Pitanga, que olha para câmera como se falasse com Santo. "Você vai ser vovô", diz ela.
Deu para sentir a tristeza nas entranhas da atriz, a ausência de Domingos, a dor do elenco naquele momento. Foi tão triste quanto a notícia do afogamento do ator.
Nas redes sociais, muita gente sentiu o mesmo. Tudo ficou mais triste em "Velho Chico" a partir de então.
Alguns áudios antigos de Domingos na novela foram reaproveitados, como um "eu te amo", que ele diz para Olívia. Teve a respiração de Santo em cena. Só nos deu mais saudade ainda dele. Amigas minhas, como a doutora Simone, me procuraram para lamentar a ausência de Domingos.
Luiz Fernando Carvalho teve uma ótima ideia, e lidou com uma tragédia na reta final de "Velho Chico" da melhor forma possível.
Mas ontem, a dura realidade passou a valer na ficção. Domingos/Santo morreu.







Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates