quarta-feira, 25 de março de 2015

Falha na medição do Ibope muda audiência em até 25%

A 15 dias do lançamento de seu concorrente – o instituto alemão GfK –, o Ibope (foto acima do people metter, aparelho que é instalado na casa dos clientes) deu um susto em seus clientes. Alegando uma instabilidade nos servidores de processamento de dados, o instituto alterou em até 25% os números prévios de audiência das emissoras abertas na segunda-feira (23) em relação aos números consolidados da mesma data.
Audiência prévia é aquela contabilizada na data da exibição do programa. A consolidada é a divulgada na manhã seguinte, sempre com uma pequena diferença, que pode chegar até 8%, algo entre 1 e 2 pontos.
Com a falha técnica ocorrida na segunda-feira, alguns programas da TV Globo tiveram diferença de até seis pontos de audiência.
No canal, a novela “Babilônia” passou de 23,3 pontos (prévia) para 28,7 pontos (consolidado). O “Jornal Nacional” pulou de 20,4 pontos para 25,3. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.
Tais prévias seriam os piores índices da história da emissora se não fosse a falha do Ibope. Nas outras emissoras, a diferença entre prévia e consolidado também foi grande.
Procurado, o Ibope confirmou o problema e disse que todas as providências foram tomadas para que a situação fosse normalizada.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates