quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rede Globo usa audiência diferente das outras emissoras

http://ocanal.files.wordpress.com/2010/01/globo1.jpg
http://www.ibope.com.br/imagens/logotipo_ibope.gif
A divulgação do share (participação dentre os televisores ligados no horário) da novela "Cama de Gato", da Rede Globo, evidenciou uma polêmica entre as emissoras em relação aos critérios de medição de audiência.
De acordo com informações da coluna, a Rede Globo divulgou que sua atual novela das 19h tem no país 59% de share. A informação foi contestada por uma emissora concorrente, que afirma que a trama está com share de 55%.
Para explicar o caso, a Globo afirmou que usa atualmente um dado criado há pouco mais de um ano pelo Ibope, que mede apenas a audiência dos televisores ligados em programação televisiva, ou seja, exclui aparelhos ligados em aparelhos como DVDs, games e computadores. O sistema é chamado de TLE (total ligados especial).
Ainda segundo a coluna, o índice do share costuma ser maior no TLE, já que não mostra o quanto a emissora está perdendo, por exemplo, de público ligado em DVD.
O TLE foi recomendado pelo Ibope há mais de um ano, mas apenas a Globo adotou.
Ouvida pela coluna, Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia, disse que o instituto "recomendou preferencialmente o TLE às redes" em outubro de 2008. Apesar das reclamações das emissoras concorrentes, ela que não haverá padronização pois "trata-se de recomendação".
Se as emissoras concorrentes não quiseram adotar o sistema, não tem porque ficar reclamando de quem adotou. Se não quis, fica calada. Mesmo porque essa diferença de 4% no share não vai alterar a longa distância da novela das seis da segunda colocada.


Fonte: Outro Canal - Folha de S. Paulo (Laura Mattos - interina)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates