quarta-feira, 1 de julho de 2009

Público sai perdendo na briga "Jornal Nacional" (Rede Globo) X "Jornal da Record" (Rede Record)

A Rede Record estreou o seu novo jornal na segunda-feira. Surpreendeu de maneira bem positiva. Editorialmente completo e num cenário elegante. Excelente começo.
Lamente-se apenas a forma de agir das nossas principais emissoras. A burra insistência de querer fazer com que dois corpos ocupem o mesmo lugar no espaço continua existindo, e o prejuízo invariavelmente cai na conta do telespectador.
Todo aquele que procura um bom jornal, mais uma vez, fica na dúvida sobre o que assistir, porque os dois informativos estão colocados praticamente no mesmo horário.
E a culpa no caso é mais da Record. Se o "Jornal Nacional" da Rede Globo está lá faz tempo, por que não colocar o seu numa faixa diferente? O público, pode ter certeza, vai aprovar e os resultados serão muito mais compensadores.
Nessa briga direta, do jeito que acontece, um sempre será prejudicado. O bom juízo manda não passar por cima de certos e imprescindíveis detalhes. A questão do hábito na televisão nunca deve ser desconsiderada.
O telespectador se acostumou ao "Jornal Nacional", todas as noites, naquele mesmo lugar. A Record, insistindo no confronto, só tem a perder. E os que gostam do bom jornalismo, repito, perdem com ela.
Prova disso esteve na audiência: no primeiro dia o "Jornal da Record" marcou 11 pontos de média, enquanto o concorrente da Globo marcou seus habituais 34 pontos (mais de 3 vezes mais).

Elegante declaração

http://estatico.tudonahora.com.br/images/upload/5922c8bea3f9985a891cb637f0432928e51f9c54-destaque.jpg
Roberto Justus, em um quarto de página do jornal "Propaganda e Marketing", publicou agradecimento à Record, sob o título "As coisas mudam. Pessoas não".
Começa dizendo: "desde que iniciei minha carreira na televisão, quando já ultrapassava mais da metade da minha vida, sentia que dessa experiência estava surgindo uma nova missão. Durante os seis anos em que apresentei o 'Aprendiz' dei tudo de mim e recebi tudo da Rede Record".
No fim, depois de outras considerações, completa: "Tenho orgulho de ter participado da evolução e crescimento acelerado dessa emissora. E, como cliente e telespectador, sigo torcendo por ela".

Xerox

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyQ0J2Uhyphenhyphen4NdOm98cOMOXax3sA0r5J9bJYQNS1N2jweJSAF3VASI81GTpHh1CeZjWzvK-Xb5old7wD22ZRvpcprmIoRAfEC9NrWY-OK45zsEkUxmroikr41nOv_4iO_qWdV76mKYl9S1g/s320/Recopia.JPG
A Rede Globo tem o "Mais Você". A Rede Record criou o "Hoje em Dia". A Globo tem o "Fantástico". A Record lançou o "Domingo Espetacular". A Globo tem o "Esporte Espetacular". A Record vem aí com o "Esporte Fantástico".
Entre outros exemplos de "à sua imagem e semelhança", porque também está em curso o lançamento de um programa sobre automobilismo para as manhãs de domingo, vem aí o "Record Rural", na cola, evidentemente, do "Globo Rural". Assim mesmo. O título já foi registrado.
Mas por que toda essa insistência em copiar sempre o "desenho" de programação da outra? A comparação sempre será inevitável.
E, até agora pelo menos, nenhuma cópia das que aí estão foi melhor que o original.
Interessante é que eu já havia feito uma matéria aqui no blog sobre isso, acho que na época em que o blog estava no UOL. Essa matéria do Flávio mostra que eu estou no caminho certo na análise que faço da televisão brasileira, as vezes com erros, mas com muitos acertos.

Matérias radicais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLE5xReainGWhu7dKbUQq6jtzszyhqcAT6vb7Gr22mHI-c4m-WeJKpR4UDSxZw9X44dmmSKLeiP2WJ59GqrZgJkomdqquE_AD8TvmgwyQ89VzEAHd3EwHfKfVihyphenhyphenbYKGF8IJHEGeEigPGA/s320/celso+cavallini+WWW.AUDIENCIADETV.BLOGSPOThttp://lh6.ggpht.com/tiagoabreuster/SMyiKt8bicI/AAAAAAAAADU/TgSeSFKh91g/NADJA1%5B2%5D.jpg
Sob encomenda do "Hoje em Dia", da Rede Record, Celso Cavallini fará gravações especiais, no mês que vem, em Las Vegas.
Cavallini, aliás, está de namoro sério com a jornalista Nadja Haddad (foto ao lado da dele), da Rede Bandeirantes.

Xerox

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/02/paniconatv.jpg
O pessoal do "Pânico" assinou contrato na segunda à noite com a Rede TV!. Fica provada a encenação do outro dia. E a maioria fechou por falta de opção.
Alguns ficaram bem contrariados com este desfecho. Ontem, rolou uma festa da emissora no Jóquei Clube e, por não estarem de acordo com o final da história, vários pretendiam não comparecer.
A Rede TV! prometeu melhorias na produção e deu uma ajeitada no salário da galera. Mas há quem continue insatisfeito.
Agora são mais 3 anos. E não tem para onde correr, a não ser que alguma rede tope pagar a multa rescisória e levar a turma.

Fonte: Canal 1 (Flávio Ricco)

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates