quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Contemporânea, "Saramandaia" da vez dispensa coronéis e jagunços

Original de Dias Gomes de 1976, "Saramandaia" dispensará, em sua releitura para nova produção na TV Globo em 2013, personagens que mandavam no interior do Brasil no século passado - OK., muita gente dirá que em alguns rincões do País isso ainda acontece. Mas o autor da nova versão, Ricardo Linhares, vai priorizar um cenário contemporânea para a nova "Saramandaia", novela que terá 60 capítulos, aos moldes do que foi feito com "O Astro" e "Gabriela", na faixa das 23 horas.
"Eliminei alguns personagens, núcleos e tramas da primeira versão, que hoje em dia seriam anacrônicos", diz Linhares à coluna. "O mundo mudou, a TV e os espectadores também mudaram. Não há mais coronéis nem jagunços, por exemplo. Ninguém mais anda armado numa cidade do interior." "As relações afetivas e familiares também mudaram", continua. "O que estava antigo, eu descartei. No lugar, criei novos núcleos, personagens e romances, que vou mixar com os personagens emblemáticos do Dias, como dona Redonda, Gibão, Zico Rosado, seu Cazuza, o que põe o coração pela boca quando ficar nervoso, e outros." Os tipos vão aparecer "em outro contexto, numa trama contemporânea".
Linhares chama a atenção para a força da memória afetiva em torno de Dona Redonda, personagem de Wilza Carla que, de tão gorda, explodia. "Todos a mencionam. Mas a personagem explodia bem no comecinho da novela, no capítulo 26 de uma novela com 160 capítulos. Todos se referem a ela como uma personagem fundamental, mas era só uma participação."
"Saramandaia" estreará na segunda quinzena de junho, sob direção de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates