A Fenascon (Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviço, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes) protocolou uma ação civil pública contra a Rede Bandeirantes e Bóris Casoy ontem, no fórum João Mendes, em São Paulo. O processo foi motivado pela frase polêmica dita por Casoy no "Jornal da Band" do dia 31 de dezembro. Sem saber que ainda estava no ar, o jornalista diz: "Que merda. Dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho". No dia 1º, ao vivo, Bóris Casoy se desculpou.
Para Moacyr Pereira, presidente da Fenascon, o jornalista deve se retratar na Justiça. "O pedido de desculpa foi meramente formal, por isso não aceitamos. Ele foi preconceituoso", falou. Pereira ainda afirma que, se a ação resultar em prestação de serviços públicos, "seria interessante que Bóris Casoy fosse condenado a trabalhar algumas horas como gari, para que ele sinta a importância da função."
À coluna o jornalista disse que não havia sido notificado, por isso não comentaria. "Seria leviano." Sobre a polêmica, ele falou: "É um problema que estou enfrentando, mas não afeta a minha vida. Continuo trabalhando".
Segundo a Bandeirantes, Casoy segue no "Jornal da Band" até o dia 20, quando Ricardo Boechat volta de férias e retoma seu posto. Assim, ele voltará para o "Jornal da Noite". Outras duas ações devem ser protocoladas, sendo uma delas criminal.
Acho uma tremenda bobagem processar o jornalista por isso, mesmo porque ele não atingiu moralmente ninguém. Apenas deu uma opinião infeliz sobre um fato. Já pensaram se o presidente da república ou algum político resolvesse processar todo mundo que chama a classe política de corrupta? Claro que nem todo o político é corrupto, mas por causa de alguns, todos pagam o pato.
Acho um exagero querer processar o Boris por causa desse fato islado. Mas é aquele negócio: processar todo mundo pode processar, o problema é o jornalista ser condenado no processo.
Agora cá entre nós: protocolar ação criminal contra o Bóris é outra coisa sem pé nem cabeça. Quanto bandido aí fazendo coisas absurdas e eles vão protocolar ação criinal contra um jornalista de respeito que apenas foi infeliz numa declaração?
Fonte: Zapping - Folha Online (Alberto Pereira Jr.)