Foi-se o tempo que, como em muita coisa ainda no Brasil, o ano na televisão também só começava depois do carnaval. E a mudança tem a ver com a postura tanto das emissoras como do mercado, que investia timidamente no período de férias. O que havia eram reprises e mais reprises. Ninguém se preocupou por muito tempo em alterar tal cenário. Felizmente, tudo se modificou nos últimos anos, a exemplo do ovo e da galinha, com divergências se foi uma exigência do mercado ou iniciativa dos veículos.
Fato é que a maioria das TVs se viu motivada a agir de maneira diferente. A Rede Globo, naturalmente, atrai o maior volume de investimentos, até em função de produtos de grande interesse popular. A grade de janeiro está pronta, inclusive com estreia no seu mais importante horário de novelas - “Insensato Coração” no lugar de “Passione”. Além do “Festival Nacional”, nova edição do “Big Brother Brasil”, e as séries “Amor em Quatro Atos”, “O Bem Amado” e, por fim, no dia 25, “Chico Xavier” - todas em quatro episódios.
Um mês cheio. E em fevereiro também será assim.
Rede Record na briga
Ainda sobre janeiro, a TV Record também terá um produto de grande investimento, e com o claro objetivo de despertar a atenção do mercado.
Cada capítulo da minissérie “Sansão e Dalila” – total de 16 episódios, pelos cálculos da emissora, sairá em torno de R$ 800 mil, totalizando aproximadamente R$ 13 milhões.
Só assistindo
Todas as demais, Bandeirantes, SBT e Rede TV!, no entanto, só devem apresentar maiores novidades em suas programações depois do carnaval.
Haverá atrações inéditas pontuais – produtos de linha, principalmente, mas nada tão impactante.
Não rolou
Durante lançamento da nova grade da TV Bandeirantes, em abril deste ano, um dos diretores da emissora chegou a cogitar a possibilidade de levar para a TV aberta o "Plantão do Tas", programa de "notícias" direcionado para crianças no Cartoon Network. A ideia surgiu por meio do seu filho.
Segundo se informa, negociações até aconteceram, porém, sem sucesso.
Tempo apertado
Autor de “Passione”, Silvio de Abreu informa que vai deixar as revelações mais intrigantes da novela para os dois últimos capítulos.
Há, e isto, na TV Globo, não se esconde de ninguém, enorme preocupação com o vazamento de informações de alguns dos mistérios mais importantes. A possibilidade de gravar desfechos diferentes existe, mas nada até agora foi decidido a respeito.
Vai mudar
Hélio Vargas, número 1 do Artístico, ficou praticamente toda tarde da última quarta-feira reunido com a apresentadora Márcia, a portas fechadas, na TV Bandeirantes.
Assunto em discussão, o programa do ano que vem. Estão sendo buscadas fórmulas diferentes para alterar o esquema atual.
A principal mudança, já definida, é que a partir do lançamento da nova grade, entre fevereiro e março, o programa da Márcia será exibido apenas uma vez por semana. Na faixa da noite.
Aliás, algo que chegou a ser cogitado para este ano, mas não foi possível por causa dos compromissos comerciais.
Dá tempo
A nova novela do Walcyr Carrasco vai estrear entre março e abril do ano que vem, substituindo “Ti-Ti-Ti” na faixa das 19 horas. Pessoal da TV Globo tem tempo de sobra para encontrar um título mais adequado e providenciar o seu devido registro.
“Morde e Assopra” não dá. Ninguém merece. Nem o Walcyr ou os seus artistas, nem a Globo, nem ninguém.
Nova vítima
Vez por outra surgem notícias do tipo. Agora foi a vez de Dany Bananinha, repórter e assistente de palco do Luciano Huck, ter o seu nome e imagem incluídos num site pornô.
Isso é lamentável.
Como se faz
Contratado pelo SBT para colaborar em “Amor e Revolução”, o ex-produtor da Rede Globo, Sérgio Madureira, vai promover no início de janeiro um workshop para a equipe, na sede da emissora.
Um trabalho, segundo ele, de grande importância, com participação de especialistas. Os atores principalmente receberão informações sobre o período de ambientação da história, e participarão de atividades práticas.
O workshop diferencia-se de outros trabalhos que normalmente são realizados antes de uma novela, como leituras e laboratórios, por exemplo.
Nele, os artistas são levados a participar de outras atividades que serão importantes nas gravações.
Regina Duarte, por exemplo, em “Araguaia”, aprendeu até a descascar milho.
Papai Noel
Os funcionários da Rede TV! irão receber os seus presentes de Natal, dia 17, na tradicional festa de fim de ano da emissora. E já não existe risco de mudança na figura do Papai Noel.
Mais uma vez ele será interpretado pelo vice, Marcelo Carvalho. Só após o evento ele irá viajar – novamente – para os Estados Unidos com Luciana Gimenez.
União
A integração entre rádio e TV tem sido intensificada no Grupo Bandeirantes. A exemplo do trabalho realizado na Copa da África, a prática continua.
Ontem, por exemplo, José Luiz Datena, que estava no ar nos estúdios da rádio, fez uma participação jornalística no “Jogo Aberto”, da Renata Fan, para falar sobre o assassinato de Braz Paschoalin, prefeito da cidade de Jandira (Grande SP).
Luciana Liviero é a nova correspondente da Rede Record nos Estados Unidos. Viajou na terça-feira.
Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro, está muito próximo da TV Bandeirantes. A direção da emissora já admite interesse na sua contratação.
A TV Record exibe neste sábado o último episódio do programa “Extreme Makeover Social”, sob o comando de Cristiana Arcangeli.
A equipe vai entregar uma creche para a comunidade Vila Nova Esperança 2, em São Paulo.
Cleber Machado será um dos últimos a entrar de férias no esporte da TV Globo. Mais uma vez, caberá a ele transmitir a Corrida de São Silvestre na tarde do dia 31.
Segundo a TV Record, 55 mil pessoas estiveram quinta-feira no Hangar, em Belém, no show que contou com as participações de Gugu Liberato, Rodrigo Faro e Israel Lucero, entre outros, comemorativo ao sucesso de audiência de sua filial.