De acordo com dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, a vitória do Brasil sobre o Japão por 3 a 0 rendeu uma boa audiência para a TV Globo.
No horário do jogo, entre 15h50min e 16h10min, a Globo marcou média de 23 pontos, ficando bem isolada na liderança.
A vice-liderança na audiência ficou com a TV Record, que marcou 5.6 de média.
A terceira colocação foi da TV Bandeirantes, que ficou com 5.5 pontos.
O SBT foi o quarto colocado com 4.8 pontos.
A Rede TV! foi a quinta colocada, com 0.9 pontos.
A pesquisa Top Thirty Global Media Owners, realizado pela
ZenithOptimedia, do grupo Publicis, revela em sua edição 2013 que o
Google tornou-se o maior proprietário de mídia do mundo. Apesar de ter
sido divulgada nesta semana, o resultado baseia-se em receitas globais
relacionadas à publicidade em 2011, cujos dados estão mais consistentes.
Na
última versão da pesquisa, realizada em 2010, a gigante de tecnologia
estava na segunda posição, atrás da News Corp. A empresa de Rupert
Murdoch, que anunciou recentemente as novas bases de negócio, caiu para a
terceira posição, superada pela plataforma americana de TV via satélite
DirecTV.
Outra novidade é o aparecimento de uma empresa brasileira,
pela primeira vez, no ranking: as Organizações Globo, que figuram na 17º
posição. É também a segunda empresa de mercados emergentes a aparecer
no Top 30 da ZenithOptimedia – a outra é a mexicana Televisa, 18º lugar.
Também estrearam na lista Facebook, Microsoft, ProSiebenSat.1
(Alemanha) e Sanoma (Finlândia).
O comunicado oficial do relatório
destaca a presença da Globo como prova do crescente mercado publicitário
brasileiro, que deve superar o quinto lugar britânico ainda este ano.
Além dela, da empresa mexicana e de poucas empresas japonesas, a maioria
dos listados têm sede nos Estados Unidos ou na Europa.
Segundo a
pesquisa, a primazia do Google representa a escalada digital na receita
publicitária. A gigante de buscas cresceu 39% desde a última pesquisa.
Ela e os outros três impérios digitais que aparecem na lista – Yahoo
(15ª posição), Microsoft (26ª) e Facebook (27ª) – movimentaram US$ 49,2
bilhões de receitas em 2011, o equivalente a 63,8% de toda movimentação
financeira publicitária na internet naquele ano. Só o Google foi
responsável por 49% do dinheiro publicitário digital de dois anos atrás.
O
relatório reforça que o algoritmo de busca do Google ainda é sua
estrela, já que foi responsável por 65% de todas as pesquisas da
internet naquele ano, segundo a ComScore. “A empresa não relata
separadamente entre search e digital display, mas estimamos que as
buscas representem cerca de 82% de todas suas receitas globais”, diz o
comunicado. Segundo a ZenithOptimedia, esse montante dá ao Google fôlego
para diversificar formatos em diversas plataformas, que também se
tornaram lucrativas. O relatório destaca a publicidade no YouTube,
mobile e até Google+ que, apesar de ter só 17% do número de usuários do
Facebook, já conta com 190 milhões de visitantes únicos por mês.
Ainda
que as multinacionais digitais já sejam responsáveis por 20% de toda
receita publicitária dos Top 30, empresas tradicionais ainda dominam o
ranking. Dos 30 proprietários de mídia globais, 22 são companhias cujo
propósito principal é atrair audiência por meio de conteúdo.
Veja a lista completa abaixo:
"Vai ser a semana mais longa da minha vida", disse Rodrigo Faro em
sua primeira fala na coletiva de imprensa, na terça (11), em que foi
anunciado oficialmente como ocupante da vaga deixada por Gugu Liberato nas tardes de domingo da Rede Record.
A afirmação reflete a ansiedade de um profissional que sempre sonhou
em ser um apresentador dominical. Mas a vez de Faro chegou de supetão.
Será no próximo domingo, com um programa gravado há três semanas e feito
para ir ao ar aos sábados.
Na entrevista a seguir, Faro fala das expectativas da nova missão.
R7: Como concorrer aos domingos, disputando um público mais velho com um programa que tem uma cara mais jovem?
Rodrigo Faro: Essa foi é preocupação nossa. Como o sábado é um dia que tem um público muito rotativo, no "O Melhor do Brasil"
a gente tem quadros para todas as idades. Tem quadro para um pessoal
mais novo e tem para o pessoal mais velho. E o que a gente vai fazer? A
gente vai estrear no domingo e sentir o termômetro do público. Não dá
para tirar as conclusões com a estreia ou com os três primeiros
programas. A gente está indo para o domingo para experimentar. A gente
está indo com o mesmo programa. A partir da resposta de audiência e do
público, a gente vai começar a mexer no programa, ou não.
Mas a gente tem uns quadros dirigidos para essa galera mais velha. A gente tem uma ideia muito legal que é fazer o 'Vai Dar Namoro' com o pessoal da melhor idade ou com pessoal de 40 anos. Imagina fazer um 'Vai Dar Namoro' com essa galera? Bem produzido, com todo o respeito? Vai ser muito legal.
Outra coisa que a gente já tem para esse público é o 'Te Quero de Volta', que é um quadro mais sério, em que a gente tenta reunir as famílias. A gente tem também o 'Sombra e Água Fresca', em que troco de lugar com uma pessoa.
R7: Qual é a sua expectativa de audiência?
Faro: A minha expectativa é pelo menos [alcançar] o
que a gente vinha conseguindo fazer nos sábados [médias de 6 e 7 pontos
na Grande São Paulo, com picos de até 12, nos últimos cinco programas].
Vamos lutar pelo segundo lugar, tentar incomodar, mesmo. A gente tem que
pensar na Eliana [do SBT], que é uma concorrente muito forte, uma
super apresentadora e que vai bem no domingo. A preocupação agora no meu
horário vai ser jogo [de futebol], Faustão e Eliana.
Quero tentar fazer no domingo o que eu fiz nos sábados, mas também
sem esperar que eu vá arrasar. Não é isso que eu quero. Eu quero
aprender. Até porque não dá para chegar no domingo e surpreender. É um
dia que vou ter que descobrir, o que funciona, o que não funciona. Tem
que chegar com humildade, porque não dá para você chegar e ir para as
cabeças.
R7: Na sua perspectiva, domingo é mais difícil do que sábado?
Faro - Essa é uma pergunta difícil de responder,
porque no sábado eu concorria com a Globo com uma novela das oito dando
40 pontos. E bem ou mal eu fazia os meus oito de média, dando meus picos
de 13, 14. Agora vou concorrer com uma Globo que não dá os 40 pontos,
mas tem o Faustão lá, que é uma instituição do domingo, meu amigo
pessoal, meu conselheiro. Vou concorrer com um amigo. Só vou poder
responder isso depois que o programa for para o ar.
R7: Bate um medo de não dar certo aos domingos?
Faro - Bate um medo, claro. Mas é o mesmo medo que eu senti quando fui fazer "O Melhor do Brasil" no lugar do Márcio Garcia, o mesmo medo que senti quando fui para o "Ídolos". Foi a mesma responsabilidade de pegar a "Fazenda de Verão"
e ter a comparação com o Britto Jr. E agora ter a comparação com o
Gugu, com o Faustão, com a Eliana, se bem que não posso me comparar com o
tempo de domingo que eles têm. Então medo sempre tem, e é um medo bom
também, insegurança com nervosismo, que te faz dormir mal, mas que te dá
um tesão de trabalhar, de querer aprender. E eu nunca fiz a linha 'Vou
chegar para arrasar'. Sempre fiz a linha 'Vou trabalhar muito'. Então é
arregaçar as mangas e ralar porque os caras já têm a vida ganha, eu
tenho que ganhar a minha.
R7: Voltar a dormir bem só no domingo, depois do programa?
Faro: Se eu estrear bem. Se eu estrear bem, vou
voltar a dormir bem. Porque se eu não estrear bem vou continuar dormindo
mal, mas vou trabalhar para ir bem, sempre.
A MTV prepara para a próxima semana um comunicado sobre a parte que lhe
cabe na reestruturação do Grupo Abril. Até lá, uma série de demissões
afetará o canal, que pode ter seu número de funcionários reduzido a 40
profissionais. A Abril começa agora a tratar da devolução da marca MTV
ao grupo Viacom, que pretende aproveitar a boa fama da sigla no Brasil e
relançá-lo como canal pago. Enquanto isso, a Abril economiza no
pagamento de royalties da marca e avalia se, dessa forma, o canal será
economicamente viável para permanecer nas mãos do grupo. O processo da
troca de nome começa agora, mas só será consumado no ar dentro de alguns
meses.
Parte do "Festival Sertanejo", que estreia amanhã à noite no SBT, será gravado no mesmo espaço que já abrigou a "Casa dos Artistas", o mais bem-sucedido reality show de Silvio Santos.
O programa será uma mistura de reality show com programa de auditório. Lembra o extinto "Fama".
Logo de cara, dois de seus apresentadores, os sertanejos Hugo e Tiago,
são egressos do reality musical que a Rede Globo apresentou no início dos
anos 2000.
Assim como em "Fama", os 12 participantes passam boa parte da
semana na "Casa Sertaneja", novo nome da "Casa dos Artistas". Lá, eles
ensaiam, recebem dicas, aulas e visitas de famosos. Tem até um "cantinho do desafabo", onde indicam os concorrentes que se apresentarão no palco naquela semana. Também como no "Fama", não serão confinados.
Diretora-geral do "Festival Sertanejo", Leonor Correa refuta a comparação. Diz que o reality da Globo não era para eleger a melhor música sertaneja inédita do Brasil, missão à qual o SBT se candidata agora, embora a competição seja entre duplas e artistas-solo.
"A maioria das músicas é composição própria dos concorrentes", diz Leonor.
O festival começou com uma triagem entre 4.000 inscritos em todo o
país. Foram escolhidos 16 músicas/artistas. Eles se apresentaram em
quatro shows recentemente, em Cuiabá, Campo Grande, Uberlândia e
Indaiatuba.
No programa de amanhã, quatro artistas/músicas serão eliminados por
um júri. Seis dos sobreviventes se apresentarão no segundo programa e
outros seis, no terceiro, com uma eliminação em cada semana, agora em
votação popular.
Do quarto ao décimo programa, serão três apresentações no palco por
semana. As indicações serão dos próprios participantes e de artistas
convidados. No décimo primeiro programa, todos os eliminados voltarão
para uma repescagem. Haverá uma eliminação no décima segunda semana, e
três disputarão a final, em 7 de setembro.
O prêmio serão R$ 100 mil em barras de ouro para o compositor. Os intérpretes gravarão um CD.
Hugo e Tiago apresentarão o show semanal, que será gravado
antecipadamente. Exceto o último bloco, que será ao vivo, nos sábados,
com o resultado da votação popular e a consequente eliminação. Durante a
semana, Pedro Leonardo e Helen Ganzarolli apresentarão o "Plantão
Sertanejo", às 18h30min, com as atividades da véspera na casa sertaneja.
Zezé Di Camargo e Luciano, Paula Fernandes, Bruno & Marrone,
Leonardo, Luan Santana e Vitor e Léo (na estreia) dividirão o palco com
os competidores.
O programa terá um tipo de patrocínio pouco usual na TV, o dos naming
rights. A cerveja Crystal irá "apresentar" o show. Aliás, foi desse
patrocínio que o "Festival Sertanejo" nasceu. E uma segunda temporada já está nos planos do departamento comercial do SBT.
Antes de contar a história que tem a ver com o título desse post, vou comentar umas coisinhas aqui com vocês.
Já deu para perceber que o mundinho pantanoso está ficando cada vez
mais hipócrita, não é mesmo? Eles não aceitam a verdade e ficam
ameaçando jornalistas de processo. Ai, que preguiça. A Justiça tem
outros casos mais importante para cuidar, não tem?
O blog já havia cantado a bola aqui sobre a crise entre um casal de
famosos que faz a linha família feliz de comercial de margarina (e não
estou falando daquele outro que a mulher quebrou a casa toda, não,
hein?).
A crise vem se agravando com o passar dos anos e eles sempre
empurrando com a barriga, fingindo que estão felizes (teria a ver com os
contratos publicitários?).
Mas o que a moça não sabe é que seu maridão galã tem uma amante modelo. Ele a encontra toda vez que vem a São Paulo.
A fofa conta para as amigas e tem até foto com ele, acredita?
Xiiii. Imagine se ela resolve divulgar essa foto. Vamos aguardar
cenas dos próximos capítulos.
Obs.: Tenho certeza de que vocês sabem de quem estou falando.
Com medo de processo, Fabíola não diz o nome das pessoas envolvidas na postagem.
Isso já leva vários leitores a apostarem nos nomes do Cauã Reymond e a Grazi Massafera (foto acima dos dois).
Esse é o perigo da nota. Pode não ter nada a ver com eles e a as pessoas ficarem associando a fofoca ao nome deles.
Com a ida de Rodrigo Faro para o domingo, Rafael Cortez (foto) está cotado
para assumir a faixa que era de “O Melhor do Brasil”, aos sábados, na Rede
Record. Pelo contrato, o humorista apresentará ainda este ano um segundo
formato da FremantleMedia.
A princípio, seria “Family Feud”, uma competição entre famílias,
descartada por não ter o perfil de Cortez. Agora, a Record busca uma
atração mais adequada ao ex-“CQC”, que pode ir ao ar aos sábados.
Em paralelo, discute-se a possibilidade de a própria Record desenvolver
outra atração com Cortez para o horário. Esta semana, a grade será
preenchida com filmes e “Ídolos kids”.
O diretor Boninho pode ter, em breve, mais uma atração sob o seu
comando: o “Caldeirão do Huck”. O programa de Luciano Huck (foto), que não está
em sua melhor fase de audiência, é mais um formato da linha de shows da
Rede Globo prestes a migrar para o chapéu de atrações do pai do “Big Brother
Brasil”.
Se a chegada do “Caldeirão do Huck” se concretizar, Boninho passará a ser o
diretor de núcleo com o maior número de programas na emissora. O
diretor, que fez o “Mais Você” renascer no ibope e colocou o “Encontro
com Fátima Bernardes” no rumo certo, terá então sob o seu comando um dos
núcleos mais recheados da Rede Globo, com o total de oito programas,
sendo cinco deles diários.
São eles: “Mais Você”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “Vídeo Show”,
“TV Xuxa”, “Malhação”, “Big Brother Brasil”, “The Voice Brasil” e
“Caldeirão do Huck”.
É notório na Globo que a nova gestão de Carlos Henrique Schroder
(diretor-geral) pretende integrar o comando das atrações de
entretenimento. Com o tempo, outros programas, como o “Domingão do
Faustão”, também poderão passar para a direção de Boninho.
Procurada, a Globo diz que o “Caldeirão” está sem diretor de núcleo, e
que a rede ainda está decidindo quem irá assumir a função.
Os primeiros 18 episódios de "Amor à Vida" revelam bom desempenho da trama das nove da Rede Globo, se comparada a "Salve Jorge".
A história de Walcyr Carrasco teve média de 34 pontos nesse período, 4 a
mais do que a novela anterior. Mas ainda está 1 pontos atrá de "Avenida Brasil", considerado o último sucesso do horário. Os recordes de audiência geralmente estão relacionados às cenas de Valdirene (Tatá Werneck).
É natural que, por ser um canal direcionado e com compromissos de grade
mais flexíveis, o SporTV leve uma certa vantagem, com informações e
cobertura mais rápidas, em relação às demais.
O que também poderá acontecer com a Espn Brasil, que mesmo não
mostrando as partidas, pretende usar como diferencial a cobertura
jornalística e a análise dos seus comentaristas, como Juca Kfouri, José
Trajano (foto) e Antero Greco, entre tantos outros.
Este, por mais que isto possa desagradar a alguém, será um dos principais assuntos no decorrer das próximas duas semanas.