sábado, 13 de junho de 2009
Leilão olímpico entre emissoras
Algumas prévias de ontem do Ibope na Grande São Paulo
Já "A Fazenda" um pouquinho antes marcou uma média de 11 pontos. Ambas produções da rEcord ficaram em segundo lugar isoladas.
Todos esses índices correspondem a Grande São Paulo.
Alguns destaques de hoje (sábado) da coluna Canal 1
O mesmo, no entanto, não se aplica a sua mulher Iris Abravanel.
Responsável pela adaptação de "Vende-se um véu de noiva", ela vai aparecer no "Hebe" de segunda-feira e será a convidada especial nas gravações da "Praça", na outra terça-feira, dia 23. Curiosa a história: Iris atendeu os dois chamados no ato e disse que só não participou de outros programas porque não foi convidada.
Aliás, até como retribuição ao que vai acontecer, Carlos Alberto de Nóbrega estreia em novelas. Convocado pela produção de "Vende-se um véu de noiva", ele fará participação especial em um ou dois capítulos.
No SBT, onde sempre foi muito comum os programas da casa concorrerem entre eles, é bom observar que hoje existe essa integração. E por parte de algumas das suas figuras mais importantes.
Desde o dia de ontem, ele passou a ser substituído nos seus diversos horários, tanto na TV Bandeirantes aberta, como no "Por dentro da bola" do canal Bandsports.
É do ramo. Tem mais que "30 anos de praia".
Começa, sabendo que tem só uma maneira de dar certo: é preciso o tempo todo falar no ouvido do homem. Não tem outro jeito.
Quanto a "Promessas de Amor", trata-se de um caso a parte. Já vinha num processo de desgaste.
Esse diretor, filho do Walter Avancini, provou que talento também pode vim de berço.
O Tom vai de Britto Junior. Convenhamos, uma missão que não é fácil. Quase um desafio.
No entanto, ele só pisará fundo no acelerador se a emissora não levar à frente o projeto de um filme baseado em "A Lei e o Crime".
Franciely Freduzeski, que estava na "Fazenda", também passa a fazer parte do banco de elenco da Record.
Silvia Pfeifer é uma grande atriz. Bem fez a Record em tê-la contratado. Não dá mesmo para esperar a boa vontade da Globo para fazer alguma novela. A Globo as vezes parece esquecer que as pessoas precisam pagar suas contas.
A atriz Marcela Barrozo, ontem deu uma entrevista legal ao falar que assinou com a Record porque na Globo ela tinha só contrato por obra e que a Record valorizava os atores. Ela ainda disse que, enquanto a Record valoriza os atores, a Globo já não faz o mesmo porque o banco de estrelas da emissora é muito extenso, fazendo assim com que ela esquecesse de vários que estão parados, aguardando serem chamados.
Irá, portanto, muito além dos especiais de sábado e de domingo. Não faltarão musicais, evidentemente, mas a ideia do Wolf é envolver, repito, todos os programas, até para que a campanha possa ter um alcance maior.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Rede Record negocia com a Net a possibilidade de exibir "A Fazenda"
Hoje em dia, em se tratando de dinheiro, nada me surpreende, ainda mais se formos levar em conta que a audiência de "A Fazenda" não ameaçar em nada a Globo na audiência. Diante disso, nada definido sobre a possibilidade da Net ter o reality show em pay per view.
quem ganha muito com isso é a Net, que vai arrecadar muito dinheiro com isso. Talvez com o programa 24 horas, a Net, que tem a Globo como acionista, pode ajudar a alavancar o programa exibido pela emissora, se é que acho que os assinates seriam os mesmos que acompanham o programa na TV Record.
É claro que ninguém pode esperar que "A Fazenda" vai vender o mesmo número de assinantes que o "BBB" vende na Net ou na Sky, que tem bém tem a Globo como acionista.
Se for dar um palpite, acho que a Net não aceita. Vocês já imaginaram se a Net hoje aceitar exibir o PPV de "A Fazenda" e em janeiro a Record lançar "A Fazenda 2" junto com o "Big Brother Brasil 10"? Não tenho dúvidas que se fosse para escolher e fosse viável fazer os dois ao mesmo tempo, ninguém dúvida que o escolhido seria o da Globo. É mais rentável tanto para a Globo como para a Net.
E tendo a Globo como acionista, a Net não iria transmitir um que pudesse tirar os assinantes do "BBB", pois os brasileiros não iriam pagar dois pay per view ao mesmo tempo. Ninguém tem dinheiro o suficiente para bancar dois assim. Na escolha, o "BBB" é bem mais atraente.
Uma sugestão: porque a Record não exibe ao vivo pela internet "A Fazenda" de graça, mas com anunciantes no site, igual faz a Globo.com com o "BBB"? A diferença é que o "BBB" da Globo só pode ser visto por quem assina o site. De repente é uma ba ideia para a Record conseguir arrecadar mais.
Ibope consolidado ontem e quinta na Grande São Paulo
VPVN Senhora do Destino – 23 pontos (ontem) - 1º lugar
Malhação – 25 pontos (ontem) - 1º lugar
Paraíso – 28 pontos (ontem) e 26 pontos (quarta) - 1º lugar
Caras & Bocas – 31 pontos (ontem e quarta) - 1º lugar
Caminho das Índias – 40 pontos (ontem) e 42 pontos (quarta) -1º lugar
A Grande Família – 32 pontos (1º lugar)
Força Tarefa - 20 pontos (1º lugar)
Eliminatórias da Copa (Bra 2X1 Par) - 33 pontos (quarta) - 1º lugar
SP Record - 10 pontos (quarta) - 2º lugar
Jornal da Record - 08 pontos (ontem) e 11 pontos (quarta) - 2º lugar
Promessas de Amor – 11 pontos (quarta) - 2º lugar
Poder Paralelo – 10 pontos (ontem) e 09 pontos (quarta) - 2º lugar
A Fazenda (2ª edição) - 12 pontos (ontem) - 2º lugar
Louca Família - 09 pontos (2º lugar)
Super Tela - 10 pontos (quarta) - 2º lugar
Faturamento do SBT para de cair após 3 anos
O SBT só parou de cair no faturamento bruto. Quando descontadas as publicidades de empresas do Grupo Silvio Santos, impostos sobre vendas, comissões e cancelamentos, a emissora continua em queda. O lucro operacional, entretanto, foi de R$ 19,3 milhões, 14,2% a mais do que em 2007.
No balanço, o SBT calcula que o mercado de TV aberta cresceu 12% em 2008, o que atribui à Olimpíada de Pequim, eleições municipais e bom desempenho da economia até o terceiro trimestre. Informa que a decisão de reexibir "Pantanal", da extinta Manchete, foi fundamental. "Esta ação se mostrou acertada, pois crescemos tanto em nossa participação de audiência como em faturamento", afirma o relatório.
Para 2009, o balanço do SBT coloca uma perspectiva de "otimismo moderado". "Para 2009, o SBT tem como proposta padronizar a sua grade com um leque de programas voltados para a família brasileira, que tenham um ar de modernidade e jovialidade", diz o documento.
Rede TV! celebra a Série B do Campeonato Brasileiro
Vice-presidente da casa, Marcelo Carvalho faz as contas para provar que a sobra do Brasileirão, para a Rede TV!, é negócio melhor do que a própria Série A. "A Globo nos procurou há dois anos, com uma oferta até melhor do que a que foi oferecida à Bandeirantes, para dividirmos a transmissão da Série A, mas eu teria de abrir mão do "Superpop" às quartas-feiras, quando o programa dá sua melhor audiência, não compensaria", justifica.
A celebração da semana, no entanto, teve como estrelas as aquisições dos direitos de transmissão exclusivos em TV aberta da UEFA Europa League, a partir de setembro, e do Ultimate Fighting, que estreia amanhã, às 23h30, com promessa de tecnologia virtual para analisar as imagens das lutas.
Alguns destaques de hoje (sexta) da coluna Outro Canal
O "Pânico" é o programa preferido dos adolescentes, aponta uma enquete respondida por 20 mil usuários da comunidade virtual Habbo. Entre os rapazes, o humorístico bateu "Big Brother Brasil" e "TV Globinho". Entre as meninas, ficou em segundo, atrás de "BBB", mas à frente de "Malhação".
Alguns destaques de hoje (sexta) da coluna Caderno 2
Claro que essa valor foi o pedido, mas com certeza terá aquele desconto generoso, pois ela não conseguiria vender nunca uma cota de Copa do Mundo nos mesmos valores pedido pela Rede Globo. A Globo já não concede descontos generosos por ter uma audiência estável. Outras emissoras tem que fazer isso por não terem uma audiência tão equilibrada com o a líder.
É o caso de "A Fazenda" na Rede Record. Vendeu cada uma das 5 cotas pelo mesmo preço do "Big Brother Brasil" da Globo, mas ofereceu descontos generosos por não ter os mesmos 35 pontos do "BBB". Se a Record tivesse os mesmos 35 pontos do "BBB", esses desconto seria abatido, pois uma emissora pede um bônus se a audiência subir, mas também oferece desconto se a audiência cair, pois toda emissora tem uma meta de quanto o programa vai dar.
A Record de cara deve ter dado esses descontos porque sabia que não daria a mesma audiência do "BBB".
Destaques de hoje (sexta) da coluna Canal 1
Já houve um primeiro contato com a direção da Globo, que aceitou conversar sobre o assunto. Não é de hoje que Chitãozinho e Xororó batalham a produção de um projeto mais aprofundado, que possa levar ao público os principais momentos de suas carreiras, desde os primeiros passos, ainda em Astorga, no Paraná, até os dias de hoje.
Benedito, amigo e conhecedor da história dos dois, está animado com a ideia. Resta esperar pela avaliação final da emissora..
Para os irmãos, o ideal é que a microssérie fosse ao ar em 2010, quando estarão completando 40 anos de carreira.
Nos 25 anos da sua passagem anterior, Armando foi o responsável pela implantação do jornalismo em rede e criador, entre outros, do "Jornal Nacional" e "Globo Repórter".
Sem avanços significativos na sua qualidade, o programa da Globo agora tem médias de 26 pontos de audiência.
Nada como ter uma concorrência. Fez a Globo se mexer.
Serão duas edições semanais, uma aos domingos e outra às quintas-feiras, na sequência de "A Grande Família".
O programa terá apresentação do Zeca Camargo.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Mesmo ameaçada de ser tirada do ar, "Senhora do Destino" marca ótima audiência ontem
Na última segunda a novela foi reclassificada como imprópria para menores de 12 anos, com isto, a emissora tem até o prazo de até segunda para mudá-la de horário. A Rede Globo recorreu à decisão do Ministério da Justiça e o resultado sai amanhã.
Com toda linguagem falada na novela e nas cenas exibidas, será que o MJ não acha que os jogos de vídeo game e alguns filmes não são tão ou mais violentos do que o que é abordado na novela?
Algumas linguagens faladas na novela são fichinha perto do que muitas crianças falam hoje em dia.
Alguns programas da tarde usam vários termos iguais ou até mais vulgares dos abordados na novela, mas nem por isso esses programas são reclassificados. Se é para mexer com um programa, porque não mexer com todos?
Clima esquenta e audiência sobe em "A Fazenda"
Ontem, que foi a escolha de quem seria o indicado para a eliminação do domingo, o 'tá na roça' disputou audiência com o jogo exibido pela Rede Globo e não fez feio.
Para variar, o programa teve ainda uma troca de farpas ao vivo entre a cantora Danni Carlos e a atriz e apresentadora Babi Xavier. Outro momento tenso da fazenda foi a discussão entre os atores Dado Dolabella e Jonathan Haagensen.
Em termos de audiência, "A Fazenda" teve média de 14,4 pontos. No mesmo horário de exibição, a TV Globo marcava 36,3 pontos, ficando na liderança com mais do dobro marcado pela Record. O SBT foi o terceiro colocado com 3,6 pontos. A TV Bandeirantes em quarto marcou 3,4 pontos. A Rede TV! em quinto marcou 2,8 pontos.
Ficou mais do que óbvio que o reality show tirou muitos pontos do SBT, visto que a audiência da Globo se manteve no patamar que sempre vem marcando, ainda mais ontem, véspera de feriado.
Especial de Janete Clair não vai bem no SBT
Entre 20h00 e 21h05, o programa comandado por César Filho atingiu apenas 03 pontos de média, empatando com a RedeTV! na quarta colocação. A TV Bandeirantes apareceu em terceiro, com 04 pontos; a TV Record em segundo, com 10 pontos; e a TV Globo em primeiro, com 36 pontos.
Os índices em questão são prévios e podem sofrer oscilações no consolidado. A praça pesquisada é a Grande São Paulo.
O que também pensa o SBT? Colocar uma boa matéria dessa pra disputar audiência com "Caminho das Índias" e com o "Jornal da Record" é pedir para marcar índices medíocres como esse. Um programa bom desse é para ser exibido depois das 22h, se é que ontem nada ajudou, pois também teve jogo da seleção brasileira.
Faustão renova com a Rede Globo por mais 8 anos
Fausto, 20 anos à frente do "Domingão", é o maior faturamento da Globo, e também seu maior salário (na casa dos R$ 5 milhões). Parece exorbitante, mas a impressão se dilui ao saber da enorme receita que o apresentador traz para a Globo. O patrocínio de um banco no quadro "Dança com Famosos", por exemplo, foi fechado numa pizzada em sua casa.
Faustão fez vários pedidos à Rede Globo, mas só um não foi atendido: o programa continuará sendo feito no Rio de Janeiro. O motivo é que seria um custo enorme trazer o casting da TV Globo para São Paulo todas as semanas, entre outras coisas.
A emissora aceitou exibir o "Domingão do Faustão" sempre das 18h às 21h. Com isso, o "Fantástico" passará para a faixa das 21h às 23h e alguma coisa...
Ainda sobre o salário de Fausto Silva, cabe lembrar que ele é um caso único no país: ele tem percentual sobre o faturamento do programa.
A minha pergunta agora é para o Leão Lobo: e como fica a informação mentirosa dele de que Faustão iria para o SBT? Bobo é quem dá crédito e acredita nas notinhas dele. Lembrem-se que ele também disse que o "Big Brother Brasil" (só não lembro se era o ano que vem ou o de 2012) ia para a Rede Record.
Desigualdade social no meio artístico
Agora espia a notinha seguinte na mesma coluna:
Juliana Paes é a capa da revista “Estilo” deste mês. A publicação diz que a atriz está no hall das estrelas que faturam cerca de R$ 30 mil para comparecer em eventos sociais.
Nem as celebridades brasileiras estão livres da desigualdade social. Enquanto Juliana Paes fatura R$30 mil para tomar duas taças de champanhe e sorrir para fotos em uma festa, outros passam três meses limpando galinheiro pelo mesmo valor.
E outros ficam em casa escrevendo sobre isso de graça.
É claro que isso tudo é uma grande brincadeira, pois todo mundo sabe o momento em que passa as duas artistas. Enquanto uma é talentosa como repórter, mas estava afastada da mídia e topou participar de um reality show, a outra está simplesmente participando da maior audiência da tv brasileira no momento: uma novela das nove da Rede Globo.
"Pitoco", assistente de Eliana, morre em São Paulo
Hélio é velado no Cemitério Vila Mariana, na capital paulista. Às 16h, o corpo será transferido para o Crematório Vila Alpina, no bairro Jardim Avelino, onde será feita uma cerimônia religiosa.
Trajetória
Hélio Afonso, que era natural de Santo André, foi descoberto quando acompanhava um amigo num teste no SBT. Em 1996, ele foi contratado pela emissora para viver o personagem Melocoton, no programa Bom Dia & Cia., apresentado por Eliana.
Em 1998, Eliana assinou contrato com a Rede Record e levou Hélio Afonso para ser seu assistente de palco na emissora. A parceria de ambos durou até 2003, quando estreou Eliana na Fábrica Maluca. Nesta época, o ator ganhou grande destaque na TV, trabalhando ao lado de Edilson Oliveira, o Chiquinho.
Alguns destaques de hoje (quinta) da coluna Canal 1
Silvio inclusive pretende seguir uma linha diferente da adotada pela Record - não quer violência, nem efeitos especiais. Nos bastidores, tem dito que pretende fazer apenas novelas para a família. Ressaltou, ainda, que todo o material do acervo de Janete Clair será utilizado pela sua emissora.
Isso pode ser bom para todo o mercado. O que joga contra é a instabilidade que existe na Anhanguera. Nunca se tem certeza de nada. O que vale numa manhã pode não valer à tarde. Quando ele, pessoalmente, telefona para os seus possíveis alvos, esse problema é levado em conta.
E faz muita gente amarelar.
Foram vários os casos de recusa nos últimos tempos, como, por exemplo, Márcio Garcia, Geraldo Luis, José Luiz Datena..., além de diretores do segundo escalão das novelas da Globo.
De qualquer forma, está aí o registro sobre essa ideia de outro horário de dramaturgia. Mas, antes de tudo e no que diz respeito ao SBT, é preciso contornar essa coisa da insegurança.
A exemplo de outras redes, este é um acerto que só deve acontecer aos 45 minutos do segundo tempo. O contrato de Eliana termina em dezembro próximo, e desde 2006 o "Tudo é Possível" ocupa a vice-liderança.
Para amigos, ela declarou que a Record só tem a ganhar com a presença de Gugu na grade. Está tranquila.
De qualquer forma, se os dois forem continuar fazendo programas aos domingos, algum programa vai dançar da grade da Record. Seria o "Domingo Espetacular", a cópia do "Fantástico" que nunca ameaçou ser lider na audiência?
Deve ser muito mais que um caminhão de dinheiro.
O que se sabe é que, por parte das duas emissoras, foram tomadas providências em relação à questão da segurança.
Elogiou o trabalho de dublagem da sua personagem, mas também achou "divertido".
"Maysa" já está em exibição em alguns países da América Latina.
Este trabalho do Walcyr Carrasco devolveu ao horário das 7, números que há muito não tinha.
"Bom Dia Frankenstein", do Bosco Brasil e com outro título naturalmente, vai estrear no dia 2 de novembro. É o que consta.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Britto Jr. chama Boninho de antiético e reconhece que a primeira edição de "A Fazenda" não é boa e que ficou arrastada
"Ele é antiético, o que ele fez foi antiético. Em vez de ficar fazendo comparação (com o BBB), o Boninho deveria é olhar o time, o quintal dele", declara Britto Jr.
"Até no futebol, entre times rivais, você vê respeito e cordialidade entre os técnicos e jogadores adversários. Mas no fundo a opinião dele (Boninho) não faz menor diferença. Acha que existe alguma chance de ele postar um elogio ao nosso programa? De jeito nenhum."
Sobre sua atuação até aqui, no reality, Hilton Antonio Mendonça Britto Jr, 46 anos, diz que está "aprendendo". Ele diz concordar que a primeira edição de "A Fazenda" não foi boa ("ficou mesmo arrastada"), e rejeita qualquer tipo de comparação com Pedro Bial no "BBB".
"Eu sou um apresentador, e não um animador de auditório."
A Rede Globo foi procurada e informada do teor das declarações de Britto Jr. Até o momento desta publicação, nem ela nem Boninho enviaram resposta alguma.