Se você não pode com o inimigo, junte-se a ele. Essa máxima é
adequada para entender o mais novo negócio da Globosat, maior
programadora de TV por assinatura do país. A empresa lançou nesta semana
a Viu, uma unidade totalmente dedicada à produção de conteúdo para o
ambiente digital.
Segundo Paulo Daudt Marinho, que lidera o projeto, a Viu vai
mobilizar "influenciadores" para produzir vídeos para redes sociais como
Facebook, Twitter e Snapchat e para o YouTube. A rigor, vai trabalhar
para plataformas concorrentes. A estratégia é dialogar com um público
que não desgruda do telefone celular e faturar com publicidade,
produzindo branded content e conteúdo patrocinado e licenciado.
Algumas produções serão 360 graus, integradas com a TV por
assinatura. Outras, 100% digital. No ano que vem, a Viu pretende lançar
séries de ficção com episódios curtos exclusivamente para a internet.
Humor, música, esporte, ficção, universo teen, comportamento,
gastronomia, games e conteúdo para mulher são nichos que a unidade
pretende explorar.
A Viu vai atuar em parcerias com "nomes já consagrados e revelações
das plataformas digitais", como youtubbers e operadores de perfis com
milhões de seguidores no Twitter e Facebook. Aos "influenciadores
digitais", promete "pluralidade, inovação, criatividade e liberdade".
Um exemplo de atuação em 360º que a Viu pretende realizar com mais
frequência é a última edição do Prêmio Multishow. Primeiro projeto da
unidade de negócios, o evento teve ações no YouTube, Facebook, Twitter,
Snapchat e Instagram.
No YouTube, uma transmissão paralela à da TV paga reuniu nomes como
Felipe Neto, Bruna Louise, Maurício Meirelles, Whinderson Nunes e
Gominho. As ações de segunda tela tiveram 1,8 milhão de visualizações e
ajudaram o Prêmio Multishow, na TV paga, a conseguir um crescimento de
108% no Ibope em relação à edição de 2015.