A publicidade na TV aberta cresceu 10% no semestre que se encerrou ontem (dia 30), segundo estimativas de especialistas do mercado.
O percentual representa quase um quarto do desempenho da TV aberta no primeiro semestre de 2010. Mesmo assim, é um senhor resultado.
O primeiro semestre de 2010 apresentou um crescimento de 37,6% da propaganda na TV. Isso ocorreu por vários motivos: teve Copa do Mundo, era ano de eleições (e quando tem eleições o governo é obrigado a antecipar as campanhas publicitárias, fazendo todos os anúncios no primeiro semestre), e o primeiro semestre de 2009 foi tímido, por causa da crise financeira global.
Então, crescer 10%, como agora, sobre um semestre que já teve um crescimento de quase 38%, é muito bom.
O crescimento da mídia como um todo, incluindo jornais, revistas e internet, deverá ficar abaixo do crescimento da TV aberta: em torno de 7%.
O projeto Intermeios, uma iniciativa que colhe dados auditados de faturamento das empresas de comunicação, já contabilizou informações até abril deste ano.
Nos primeiros quatro meses de 2011, a mídia em geral cresceu 6,6%, de R$ 7,5 bilhões para R$ 8 bilhões. O mercado de TV cresceu 8,4% (de R$ 4,6 bilhões para R$ 5,2 bilhões).
Mais do que a TV, está crescendo a publicidade na internet, que já ultrapassou o volume investido no rádio. Até abril, o crescimento foi de 15%.
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