A televisão é o principal meio dos brasileiros para acompanhar o futebol, mas o torcedor não é fiel a ela.
Pesquisa realizada pelo Ibope entre abril e julho deste ano, representativa de 50 milhões de brasileiros, revela que 58% dos torcedores acompanham as transmissões pela TV ao mesmo tempo em que se informam por outra mídia.
De acordo com a pesquisa, intitulada Ibope Esporte Clube, 30% vêem TV e navegam na internet simultaneamente. Outros 24% usam a TV e o jornal para se informarem de esportes, 18% se informam pela TV e por revistas e 16%, por TV e rádio.
"O consumo simultâneo de mídia existe de longa data e isso não mudou com a internet", diz Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media Brasil.
Segundo o Ibope, 92% dos fãs de futebol acompanham o esporte pela televisão e 88%, pela internet. A pesquisa mostra que diante da televisão há um público majoritariamente masculino com idades de 30 a 50 anos (56%).
Já a internet atrai um público mais jovem: 62% das pessoas que acompanham esportes pela web têm entre 10 e 29 anos.
Na TV, o torcedor busca principalmente transmissões ao vivo (58%), programas esportivos (47%) e noticiários esportivos (43%).
Na internet, buscam-se notícias esportivas (40%), jogos e competições (35%) e tabelas e calendários (34%).
A qualidade das reportagens e entrevistas é o principal motivo de atração do torcedor para a televisão (47%). O torcedor gosta da web porque é atualizada/ágil (32%), apresenta conteúdo completo (28%) e é mais abrangente que a TV (31%).
Segundo o Ibope, dos 50 milhões de brasileiros representados na pesquisa, 6,8 milhões usam redes sociais, como Twitter e Facebook. A maioria, 73%, busca informação e compartilha comentários nas redes sociais. Para 31%, as redes sociais são o meio mais rápido de buscar informação sobre esporte.
0 comentários:
Postar um comentário