A tabela obtida pelo site mostra a evolução ano após ano do programa (veja a imagem abaixo). A queda dominical parece coincidir como o surgimento de uma concorrência maciça não de outra emissora, mas de um conjunto midiático que inclui internet, TV a cabo, DVD, e games.
Após anos de estudo, no ano passado a Globo implantou mudanças no "Fantástico", incluindo a saída de um de seus históricos "rostos", Gloria Maria. Pode ser só coincidência, mas a queda se acentuou após a despedida: de 28,2 pontos obtidos em 2007, último ano de Glória, para 23,4 pontos em 2009 (média calculada até 11 de outubro).
Por outro lado, grassaram matérias sobre celebridades, proliferaram quadros estranhos, e, principalmente, reinaram notícias sobre a própria Globo: quem está se amassando no "BBB" agora; quem vai comer olho de pato em "No Limite" depois; o que rola na festa da novela das 7 que será lançada amanhã.
O programa aparentemente busca nova identidade. O problema é que o telespectador, conforme comprova o gráfico, não parece ter tempo ou paciência para crises existenciais --ainda mais em pessoas jurídicas e ainda por cima no domingo à noite. Daí a novidade, observada pela coluna Radar, da Veja, de que há uma disputa inédita na TV aberta nesse dia e horário. Nos últimos dois domingos, a média de ibope do programa ficou por volta de 20 pontos.
Fonte: Ooops! - UOL Notícias (Ricardo Feltrin)
0 comentários:
Postar um comentário