São os canais pagos que deverão prestar contas, a partir de agosto, à Ancine, Agência Nacional de Cinema, sobre cotas de produção nacional independente no horário nobre. Mas a TV Cultura, que nada tem a ver com a lei, já se beneficia do aquecimento desse mercado, com a facilidade de custear parte dos produtos feitos com verba pública vinda de variadas formas de leis de incentivo, inclusive a do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Até 2013, a Cultura contabiliza, segundo seu vice-presidente de conteúdo, Fernando Vieira de Mello, nada menos que 27 programas feitos com leis de incentivo. Um bom exemplo de programa bacana que conta com parceria da TV paga é "Crossing - Terra Prometida", feito pela Conspiração, com direção de Andrucha Waddington, destinado ao History Channel e à própria Cultura. Com base em cartas de judeus refugiados do acervo da Unicamp, a série terá cinco episódios. Fotografias, cópias de cartas e documentos raros disponíveis serão plenamente usados na edição, mas a ideia é narrar, por meio de animação e ilustrações, as muitas cenas e casos que não contam com imagens para serem relatadas.
Na mira
O Gloob, canal infantil da Globosat lançado há menos de um mês, já está na mira da Globo Marcas. Mascote e futuras produções bancadas pelo canal são vistos como boa oportunidade de vender a grife como brinquedos e produtos de papelaria.
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