“Já iniciamos testes de medição de audiência móvel, só que com uma única operadora e com um único modelo de celular, o único compatível com nosso software que afere audiência”, fala a diretora Comercial do Ibope, Dora Câmara.“ Estamos acompanhando a penetração dessa tecnologia no País e é claro, que quando esse número for considerável, a medição será indispensável”, continua. “Na TV paga, por exemplo, começamos a medir audiência só com uma plataforma de 10% de penetração.”
Dora explica que o software para a medição de ibope móvel, que deverá ser instalado nos aparelhos da amostragem, já existe, mas os celulares hoje no mercado ainda não são compatíveis à novidade. Além da negociação com operadoras e fabricantes de celulares, a medição de audiência móvel passará por uma série de discussões sobre sua metodologia. “Creio que esses dados móveis não poderão ser misturados aos domiciliares, pois são hábitos e amostragens diferentes, é um jeito novo de se ver TV”, fala Dora.
Fonte: Caderno 2 - O Estado de S. Paulo (Keila Jimenez às 0h)
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