O SBT foi a rede mais recente a aderir. Se lançou à novidade na última sexta-feira e completou a adesão à ferramenta no grupo. Desde então emite notas, com até 140 caracteres, para atrair atenção para novidades, assim como Globo, Record e Band, que mantêm páginas na rede há algum tempo.
Se na TV aberta a disputa pela audiência ainda mostra ampla liderança da Globo, no Twitter a briga é mais acirrada: a Globo está na frente com 2.989 seguidores, enquanto a Record vem em segundo lugar com 2.104. Apesar de ter lançado a página na sexta -feira, o SBT já tem 744 seguidores, contra apenas 100 da Band.
Embora no Brasil ainda não tenha se popularizado, o Twitter cresce assustadoramente em outros pólos, principalmente nos EUA. Naquele país, o número de visitas no mês de março alcançou a marca de 9,3 milhões de pessoas. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela consultoria ComScore, o microblog registrou um crescimento de 131% no período.
Há duas semanas, a consultoria já havia apontado um crescimento de 700% no tráfego do Twitter em um ano. Para Andrew Lipsman, analista da comScore, a cobertura frequente da mídia está entre os principais fatores para o crescimento no volume de visitas. "Parece que você não consegue mais passar por um típico noticiário sem mencionar o Twitter", comentou no blog da consultoria.
Lipsman também lembra da utilização do microblog em transmissões ao vivo ou em coberturas feitas por pessoas comuns. "Noticiários de TV como o programa de Rick Sanchez, na CNN, já incorporaram o Twitter em suas transmissões ao vivo, e parece que todo jornal da atualidade está presente no Twitter. Nós também já vimos o Twitter transformar cidadãos comuns em jornalistas como ocorreu com a divulgação de informações e da primeira foto do desastre de avião no rio Hudson, em janeiro. Goste ou não, o Twitter está rapidamente revolucionando a forma como todo o nosso ecossistema de notícias opera, de jornalistas a consumidores", analisa.
Além disso, o especialista aponta uma relação entre o número de visitantes do Twitter e dos sites de notícias mais populares. Somente nos EUA, os principais portais de notícias recebem de duas a três vezes mais visitas de usuários do microblog do que de outros internautas.
0 comentários:
Postar um comentário