quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SBT perde metade de seu público em uma década

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjgmf2EbRDp8n_x9h4sdLdI720GpSHftG6GuSXL_tzIjynsNl3Ndw5O0kS7W0iXCPMleRDJtEJuQn-dSED3i-pONhbarTloUiTlxLNgENAFhgkjDaS98xnob8BsNsIBJ340ep9518uncs/s1600/emissorasdobrasil.png
O ano de 2010 não deixou saudade para a Rede Globo e o SBT. Pelo menos em audiência.
O PNT (Painel Nacional de Televisão) do Ibope mostra que as duas redes foram as que mais perderam público no país no ano passado, em relação à 2009.
Mesmo sendo ano de Copa, a Globo encerrou 2010 com média nacional de 18,2 pontos de audiência, ante 19,7 pontos em 2009. Uma queda de 7%. O SBT, por sua vez, foi de 5,9 pontos de média em 2009 para 5,5 pontos em 2010, queda de 6%.
Ambas caíram mais que o número de TVs ligadas, que foi 2% menor em 2010 em relação ao ano anterior. (Cada ponto no PNT corresponde a 191 mil domicílios no país).
No período, os números da Rede Bandeirantes e Rede TV! pouco se alteraram e somente a Rede Record cresceu. Pulou de 7 pontos em 2009, para 7,2 pontos em 2010. Crescimento de 2%.
Interessante essa análise: se Globo e SBT juntas perderam em 2010, 1,9 pontos em relação a 2009, e a Record ganhou 0,2 pontos, para onde foi os 1,7 pontos que as duas redes (Globo e SBT) perderam? Foi para a TV paga, para a internet, desligaram a tv? Isso a pesquisa não explica. É a até uma vergonha aRecord vangloriar em ter ganho 0,2 ponto.
Se compararmos a audiência nacional das TVs abertas na década, as mudanças são ainda maiores.
O SBT perdeu quase 50% de seu público de 2000 até 2010. Caiu de 10,4 pontos de média no país para 5,9 pontos, média do ano passado. Já a Record cresceu 31% na década. Pulou de 5,5 pontos no PNT para 7,2 pontos, média de 2010.
A Globo caiu na década 8,5%: registrou em 2000 média de 19,9 pontos. 

Alfândega

 http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2C81/84FE/012C/8498/8BBA/562E/gloria-maria-china.jpg
Glória Maria segue no "Globo Repórter" (Globo) em 2011. Ela tem até duas grandes viagens agendadas: embarca no final do mês para a Ásia.
Torcida 

 http://f.i.uol.com.br/agora/images/09113278.jpg
Mesmo sem o "OK" final da TV Globo, Juca de Oliveira já está escrevendo o sétimo episódio de "Diversão.com", especial que pode virar série. "A emissora me pediu 12 ou 13 episódios", contou ele. O elenco será o mesmo.
Meta

 http://www.oplanetatv.com.br/arquivos/Noticia/imagemSite/844b55992370f919b72c8662f4c0c8cf.gif
O Ibope deve lançar neste ano medição de audiência em tempo real nas praças de Curitiba e Brasília. 

A pergunta é 

 http://im.r7.com/record/files/2C92/94A4/2D32/B843/012D/3836/7742/7F06/Estreia-sansao-e-dalila.jpg
Por que a TV Record não pegou um pouco dos R$ 800 mil que gastou por capítulo de "Sansão e Dalila" para investir nas perucas e apliques usados pelo elenco? Parece caracterização do "Casseta & Planeta".
"Sansão e Dalila", por sinal, estreou anteontem com média de 12 pontos, ante 26 pontos da Globo no horário. (Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo). 
Maldade da colunista em ter criticado a minissérie. Achei ela muito boa e a interpretação dos atores, de primeira. 
Agora: pensar em disputar liderança com ótimos filmes programados pela Globo é ser sonhador demais. Os filmes são de ótima qualidade. Quem ganha com essa qualidade toda é o telespectador, que pode escolher o que assistir. E a grande maioria até agora tem escolhido a Globo.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates