Todas as TVs abertas devem fechar o primeiro semestre de 2010 com crescimentos comerciais superiores a 25% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
A alta mais impressionante é a da Rede Globo. A rede líder deve elevar suas receitas em 40% no semestre. Isso é totalmente fora do parâmetro da emissora. Historicamente, quando a Globo cresce muito em um semestre, cresce 10%, 12%.
Se atingir a expectativa de seu departamento comercial, a Globo encerrará o primeiro semestre de 2010 com um faturamento de R$ 4,9 bilhões, um recorde absoluto. A expectativa inicial da Globo era crescer 30% no semestre.
O crescimento de todas as redes se deve ao bom momento pelo qual passa a economia brasileira. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 9% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2009, e 2,7% em comparação com o último trimestre do ano passado.
Outro fator que pesa no crescimento foi o fraco desempenho das redes (e da economia) no primeiro semestre de 2009, inferior a 5%.
No caso específico da Globo (e também da Band), tem grande peso na alta das receitas a Copa do Mundo, que estimula o consumo e o lançamento de campanhas publicitárias. Mas só a Copa não seria sufiente para tamanho crescimento. A novela Passione, por exemplo, já teve ações de merchandising em seu capítulo de estreia. Em épocas de vacas magras, merchandising só entra em novela após o capítulo 40.
Rede Record
A Rede Record, segundo Walter Zagari, vice-presidente comercial, deve fechar o primeiro semestre com um crescimento também espetacular, de 50% sobre o mesmo período de 2009. "Não me lembro de um crescimento assim", afirma o executivo.
Segundo Zagari, o ritmo deve cair no segundo semestre, por causa das eleições. Na média do ano, o crescimento das TVs deve ficar em 20%, diz.
O blog procurou os departamentos comerciais do SBT e da Rede Bandeirantes, mas eles não se manifestaram.
Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro às 06h)
0 comentários:
Postar um comentário