Em
uma reunião sigilosa mantida no mês passado em São Paulo, as cúpulas das redes
Record, do SBT e da RedeTV! decidiram manter os investimentos na
empresa alemã GfK, que medirá a audiência das emissoras de TVs. O UOL
teve acesso com exclusividade a tópicos tratados na reunião. A GfK será
a primeira empresa a concorrer com a Kantar Ibope, que hoje tem o
monopólio da medição no país.
Em
março último começaram a circular rumores de que a GfK desistira e que
estava deixando o Brasil. Fontes ouvidas pela coluna junto à empresa e a
emissoras de TVs garantem o contrário. Os investimentos irão aumentar.
Estima-se que até 2019, Record, SBT e RedeTV! vão investir no total US$ 100 milhões na implantação definitiva da GfK no Brasil.
A Band estava no "pool", mas, devido à crise financeira, desistiu. A Rede
Globo até hoje se recusa a integrar o grupo, mas esta coluna apurou que
ainda há conversas entre ambas.
A reunião do mês passado, que só foi revelada agora, foi mantida com o CEO mundial da GkF, Matthias Hartmann.
As
emissoras cobraram do executivo uma definição de datas para a
divulgação dos primeiros números da GfK. A empresa prometera os
primeiros dados para o ano passado, mas já ocorreram vários atrasos, além
de outros problemas bem mais graves durante a instalação dos aparelhos
de medição em residências, conforme o UOL revelou no ano passado.
Na reunião das três emissoras abertas pró-GfK com Hartmann, houve consenso que a implantação seria mesmo difícil.
Após
40 anos de monopólio de uma única empresa (Ibope), não seria mesmo
simples se instalar em um mercado com a geografia e a extensão do
Brasil. Mas que isso, a instalação, é inevitável.
SBT,
Record, RedeTV! acham que (texto da reunião) "não é mais possível
aceitar a falta de "compliance" da Kantar Ibope com as normas dos
institutos internacionais de medição de audiência, bem como a auditoria
dessa metodologia".
"Compliance",
do verbo "to comply", significa estar de acordo e cumprir normas e
paradigmas internacionais em uma determinada área --no caso da Kantar, a
medição de audiência das TVs abertas e fechadas. Falta de "compliance",
por tanto, é uma acusação grave.
OUTRO LADO
Procurada
sobre o assunto, a Kantar Ibope afirmou em nota que: "conta com
tecnologia de ponta e um sistema de medição de audiência de TV de
altíssima qualidade e único no mundo com dados em real time. A empresa
estabeleceu, há cerca de 20 anos, uma relação de transparência com os
seus mais de 400 clientes, incluindo uma auditoria realizada anualmente
desde 1998 em seus processos de aferição e reporte de audiência.
A
auditoria, contratada de maneira independente pelos clientes da Kantar
IBOPE Media por meio da comissão ABAP-Redes (Associação composta por
representantes de canais de Tv aberta, TV paga e agência de
publicidade), é conduzida pela EY (Ernst &Young) sob supervisão do
MRC – Media Rating Council, órgão de origem norte-americana e com
atuação global cuja missão é garantir padrões de alta qualidade para a
indústria de mídia.
Em
linha com o objetivo de buscar cada vez mais uma relação de proximidade
e excelência com o mercado, em meados do ano passado, a Kantar IBOPE
Media implementou uma entrega ainda mais ampla de seus indicadores de
processos. Além disso, a empresa também ofereceu à Comissão ABAP-Redes
um SLA (Acordo de Nível de Serviço, pela sigla em inglês) que estabelece
padrões de qualidade e entrega que vão desde processos para coleta de
dados até prazos de envio de relatórios.
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