O país do futebol campeão do mundo, aquele que humilhou o Brasil com
um 7 a 1 na Copa de 2014, colocou em campo uma ofensiva para conquistar
novos fãs em todos os cantos do planeta por meio da televisão. A
Bundesliga, a liga que representa os times da primeira e segunda
divisões do Campeonato Alemão, iniciou uma série de ações para tornar o
torneio mais popular, principalmente em mercados "virgens", como a China
e os Estados Unidos.
O Brasil, embora não apareça como prioritário, não está fora do
radar. "O Brasil é uma das nações líderes em futebol, com uma grande
base de torcedores. Isso faz do país um dos mercados mais importantes",
disse a porta-voz internacional da Bundesliga ao
Notícias da TV.
No início deste mês, a liga alemã lançou versões em chinês e em
espanhol de seu site oficial, além de aplicativos e ações em redes
sociais. Clubes como o já globalizado Bayern de Munique estão sendo
incentivados a disputarem amistosos em mercados estratégicos. Um dos
mais populares do país, o Borussia Dortmund planeja abrir escritórios e
fan shops nos EUA e China.
O trabalho de marketing também inclui turnês mundiais de lendas do
futebol germânico. Jens Lehmann, goleiro da seleção nacional durante dez
anos, titular da Copa de 2006, começou ontem a divulgar a Bundesliga em
Cingapura e China. Campeão do mundo em 1990 e melhor jogador do planeta
no ano seguinte, Lothar Matthäus visitará Los Angeles e Buenos Aires em
setembro. O ex-meia (e ex-técnico do Atlético Paranaense) irá atuar
como comentarista da Fox Sports, que detém os direitos da Bundesliga
para toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá.
O pacote de divulgação do campeonato também incluiu uma ação com 35
jornalistas internacionais, convidados a assistirem, no último dia 14, à
disputa da Supercopa da Alemanha entre Borussia e Bayern. O jogo,
vencido pelo Bayern, ocorreu no Signal Iduna Park, estádio famoso pelo
"muro amarelo" _um paredão formado por 25 mil torcedores do clube de
Dortmund.
A edição 2016/17 do Campeonato Alemão começa hoje (26), com Bayern x
Werder Bremen, a ser transmitido pela ESPN (sublicenciada da Fox) a
partir das 15h30. Amanhã, será a vez da Fox Sports exibir Borussia
Dortmund x Mainz e do Fox Sports 2 veicular Frankfurt x Schalke 04,
ambos às 10h30.
Embora registre a melhor média mundial de público nos estádios (a
arena do Borussia, com mais de 81 mil lugares, tem uma incrível ocupação
de 99,88%), somente agora é que o Alemão está sendo tão valorizado na
TV quanto seus principais rivais na mídia - os campeonatos Inglês,
Espanhol e Italiano.
A temporada que se inicia hoje renderá "apenas" 698 milhões de euros
em direitos de TV, metade do que a inglesa Premier League fatura por ano
(cerca de 1,4 bilhão de euros).
Isso mudará a partir do ano que vem. Em junho, a Bundesliga anunciou
um novo acordo de transmissão de seus jogos que lhe trará uma receita de
1,160 bilhão de euros por ano a partir da temporada 2017/18. Com os 300
milhões de euros que irá arrecadar com as exibições em outros 210
países, finalmente será páreo para a Premier League.