terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cada ponto de ibope na TV agora vale menos

http://www2.ibope.com.br/CalandraKBX/filesmng.nsf/Pesquisas/metodologia/meto_auditv_4.gif/$File/meto_auditv_4.gif
Nos últimos anos, é provável que o internauta que gosta de saber sobre os bastidores da TV brasileira já tenha se deparado com a seguinte afirmação, em textos sobre a audiência dos programas. "Programa da fulana de tal marcou ontem 10 pontos de média de ibope e conquistou a vice-liderança.
Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.
Pois a última frase mudou desde a semana passada, quando o instituto Ibope anunciou oficialmente que alterou o cálculo do índice de audiência, devido a mudanças no cálculo populacional.
Ou seja, a partir de agora cada ponto de ibope não vale mais por 60 mil domicílios sintonizados, mas por 58 mil. Parece pouco, um índice cerca de 3,5% menor que o anterior. Mas há um reflexo imediato em agências de publicidade e empresas anunciantes.
Isso porque o índice de ibope tem relação direta com o índice populacional na grande cidade (SP). Como esse índice mostra que houve redução / fuga de população em 2009, o ponto passa a valer menos, e por sua vez menos pessoas estão diante das TVs.

http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/02/22/arte-ooops---sp-1298393569042_300x230.jpg
http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/02/22/arte-ooops---rj-1298393678240_300x230.jpg
 http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/02/22/arte-ooops---brasil-1298393793711_300x230.jpg

 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates