As chamadas de "Verdades Secretas" sempre terminam com uma advertência: "Não se iluda, tudo tem seu preço". Uma das primeiras propagandas trazia uma ratoeira com dinheiro e joias dentro, passando a mensagem de que a ambição desmedida pode levar a armadilhas. Nas entrevistas de lançamento da novela na semana passada, Carrasco foi menos sutil. "Peço para os conservadores que vejam a novela até o fim porque eles vão ficar satisfeitos com as dicas de como conhecer o filhos, saber sobre drogas e prostituição", disse o autor ao UOL.
"Verdades Secretas" terá uma mocinha, Arlete/Angel (Camila Queiroz na foto acima), que se prostitui para ajudar a família em crise financeira, trajetória semelhante à que estava prevista para Alice (Sophie Charlotte) em "Babilônia". Outros personagens, assim como as vilãs rejeitadas da novela das nove, farão de tudo por dinheiro, poder e fama.
O Notícias da TV apurou que a estratégia de comunicação de "Verdades Secretas" foi adotada após a estreia de "Babilônia" e levando em consideração que existe uma onda conservadora atrapalhando os avanços da teledramaturgia. "Babilônia", nessa linha de pensamento, teria sido vítima de sua proposta progressista, ao mostrar vilões despudorados e casais gays como eles são na vida real.
Mas em "Verdades Secretas" o "alerta" não é apenas uma retórica da propaganda. A novela é pseudo-devassa e os desviados serão punidos. Filho de mãe evangélica e amigo de padres, Walcyr Carrasco é um autor preocupado em não dar maus exemplos, que segue a cartilha do folhetim tradicional, conservador em sua essência.
Grazi Massafera, por exemplo, será uma modelo que se prostitui e se vicia em crack. Vai ser punida com o purgatório da Cracolândia e com a ruína da carreira. A mãe relapsa, personagem de Guilhermina Guinle, será castigada com a família esfacelada.
Consultada, a Globo disse apenas que "não procede" a informação de que está vendendo "Verdades Secretas" como um "alerta" por causa da rejeição a "Babilônia" e que não teme o mesmo com a nova novela.
0 comentários:
Postar um comentário