O Botafogo confirmou na tarde desta sexta-feira a intenção de se desfiliar do Clube dos 13. Por meio do seu site oficial, a equipe carioca citou a Constituição brasileira como base para o seu pedido e, assim, romper definitivamente com a entidade que, até então, representava os interesses comerciais de 20 times.
“A presente notificação está baseada na Constituição da República, que dispõe no inciso XX, do artigo 5º que: ‘XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado’.”, cita a nota oficial do Botafogo.
No documento, assinado pelo presidente Mauricio Assumpção, o Botafogo ainda reitera que o Clube dos 13 não tem mais permissão para negociar em seu nome nenhum ponto relativo aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o clube carioca também assinalou que irá cumprir uma das exigências presentes no estatuto do C13 para se desfiliar: quitar quaisquer débitos com a entidade. Segundo o Clube dos 13, os quatro grandes do Rio de Janeiro devem, juntos, cerca de R$ 60 milhões.
“Registre-se, por oportuno, que nosso Departamento Financeiro vai realizar levantamento de eventuais pendências financeiras junto a essa instituição para as providências necessárias”, completou o comunicado oficial do Botafogo.
A manobra concretizada pelo Botafogo nesta sexta-feira já havia sido antecipada pelo UOL Esporte no último dia 11. Na ocasião, o vice-presidente jurídico do clube, José Mauro Filho, havia revelado a estratégia de usar a Constituição brasileira como argumento para conseguir se desfiliar do C13.
0 comentários:
Postar um comentário