Entidade máxima do futebol mundial, a Fifa ainda vai estudar a viabilidade econômica de captar e gerar imagens em 3D na Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil. No Mundial de 2010, a Fifa gerou 25 jogos em 3D. No Brasil, só três deles foram exibidos pela TV Globo, em um cinema de São Paulo e outro do Rio, apenas para convidados.
"A Fifa ainda não decidiu se vai continuar com 3D. Mas é claro que o mercado está pedindo, é o futuro da televisão", disse
Entidade máxima do futebol mundial, a Fifa ainda vai estudar a viabilidade econômica de captar e gerar imagens em 3D da Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil. Na Copa de 2010, a Fifa gerou 25 jogos em 3D, assistidos em cinemas.
"A Fifa ainda não decidiu se vai continuar com 3D. Mas é claro que o mercado está pedindo, é o futuro da televisão", disse o gerente-geral da área de gerenciamento de produção de TV da entidade, Sven Schaeffner. O executivo falou sobre o assunto em uma palestra na última terça-feira, na FAAP, em São Paulo.
Segundo Schaeffner, a captação e geração de 3D na Àfrica do Sul foi um teste. A decisão só foi tomada em novembro de 2009, quando a Sony deu aval, o que limitou o alcance da experiência. Das redes de TV, apenas a ESPN, nos Estados Unidos, tinha canal em 3D, mas o alcance também foi limitado, devido ao pouco número de televisores com a tecnologia.
Mesmo assim, o executivo da Fifa avalia o resultado do teste como "positivo". Mas, segundo Schaeffner, a Fifa só investirá em 3D em 2014 se for algo rentável. "Temos de avaliar o mercado, se vai ter mercado para esse gasto importante", disse.
Caso a Fifa decida não investir em 3D na Copa do Brasil, planos de muitas emissoras de TV, a Globo entre elas, serão frustrados. Como em 2014 a alta definição já não será novidade, e a recepção dos jogos via celular tende a ganhar importância, o 3D seria o grande diferencial das redes abertas.
"Se a Globo introduzir um canal 3D até 2014, é uma decisão dela. A Fifa ainda vai discutir se vai produzir em 3D. Não sabemos quando essa decisão será tomada", finalizou o executivo.
A partir de janeiro, Schaeffner se instalará oficialmente em um escritório da Fifa no Rio de Janeiro. A função desse escritório será surpervisionar a montagem de infraestrutura para as transmissões da Copa para o mundo todo.
Os direitos da Copa de 2014, em todas as plataformas (TV aberta, TV paga, internet e celular) foram comprados pela Globo em 2007, por US$ 180 milhões.
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