sexta-feira, 6 de março de 2015

"Metralhadora" de clichês, "Boogie Oogie" termina sem deixar saudades

Bastante ágil no seu início, "Boogie Oogie" (Globo) chega ao fim nesta sexta-feira (6) marcada, principalmente, por uma história metralhada de clichês para tudo quanto é lado. Sem apresentar nada novo à teledramaturgia, a novela desperdiçou um período histórico bastante rico e propício para a ambientação de um folhetim, os anos 1970, e só não se tornou um naufrágio graças a seu elenco e direção.
Logo de cara, já lançou mão de um recurso batidíssimo para começar: a revelação de que as duas protagonistas, Sandra (Isis Valverde) e Vitória (Bianca Bin), haviam sido trocadas na maternidade. Uma relação de ódio entre as duas é despertada e agravada pela disputa do mesmo homem, o mocinho Rafael (Marco Pigossi). No meio deles, duas famílias completamente distintas e duas “mães” opostas: a submissa Beatriz (Heloisa Périssé) e o furação Carlota (Giulia Gam), a vilã e ponto central da história.
O trio principal de atores mostrou amadurecimento e segurou a onda de interpretar personagens sem grandes nuances - à exceção de Vitória, das três a mais rica psicologicamente por alternar momentos de bondade, raiva e manipulação. Outro ponto positivo foi ter tirado Heloisa Périssé de uma zona de conforto e dado a ela um papel dramático bastante forte. A atriz esteve segura ao longo de toda a trama.
Quanto ao elenco, vale mencionar o trabalho de Alessandra Negrini (Suzana), Marco Ricca (Fernando), Giulia Gam - a força da novela - e Deborah Secco (Inês), que mesmo num papel coadjuvante sobressaiu-se, mas teve que deixar a trama no meio para se dedicar à nova novela das onze, "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco.
Visualmente incríveis, os anos 1970 ganharam destaque na novela com uma direção de arte bastante fidedigna, e uma direção detalhada que teve o cuidado de levar ao ar cenas de passagem da própria época. A trilha sonora também foi bem selecionada, com sucessos da disco music e outras canções, que contemplavam de Rita Lee a Elton John.
Por outro lado, historicamente "Boogie Oogie" ficou devendo ao não fazer menção alguma à ditadura militar brasileira, que na época iniciava a distensão com a anistia aos exilados (a novela é ambientada em 1978/79), ainda que tivesse em seu quadro um personagem militar, Elísio (Daniel Dantas). O rigor do período, porém, ficou restrito às ordens que ele dava dentro de sua própria casa.
Em seu quarto final, o enredo de "Boogie Oogie" tornou-se samba de uma nota só: toda a movimentação da novela girou em torno de descobrir o famigerado "segredo da Carlota", expressão usada à exaustão por praticamente quase todos os personagens.
Todo o fôlego impulsionado no início da trama, ainda que tenha sido à base de clichês, parece ter sido consumido e a solução encontrada foi concentrar a história em torno da personagem de Giulia Gam.
Além disso, "Boogie Oogie" sustentou-se no ar durante pouco mais de seis meses em uma corda bamba de tramas e viradas frágeis: personagens descobriam segredos da maneira mais simplista possível, como recentemente, quando Claudia (Giovanna Rispoli) escutou Diana (Maria João) chamar Paulo (Caco Ciocler) de estéril no corredor do prédio e desencadeou a revelação de que ele não é o verdadeiro pai de Vitória. 
Situações como essa mancham a novela, que pode não ter sido um desastre em termos de audiência, mas sem dúvida alguma não vai ser lembrada com saudosismo. "Boogie Oogie", no acumulado geral, foi mais do mesmo.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates