O que isso significa? Essa "onda" de remakes aponta que a Globo e outras emissoras (como o SBT) não só estão sofrendo do mal crônico de falta de escritores e roteiristas, mas também de ideias. Daí a necessidade de ficar reciclando o passado. O SBT, além de fazer remake de "Carrossel" e, agora, "Chiquititas", ainda reprisa às tardes umas velharias como "Maria do Bairro", "Canavial de Paixões" (remake do remake do remake) e "Maria Mercedes". Essa falta de conteúdo e criatividade vale também para canais da TV paga (como o GNT), que estão cada vez mais dependentes de obras alheias.
Cópia fraca
Deus dará
O que Rezende não disse é que a Agência Nacional de Telecomunicações e o Ministério das Comunicações poderão até apertar por um lado --sobre reclamações sobre problemas técnicos e cobranças indevidas--, mas a agência pretende manter, digamos, "inexistente" qualquer fiscalização sobre publicidade dirigida às crianças nas TVs fechadas.
Atenção Procon
Na TV paga, o volume de propagandas direcionada às crianças vem aumentando exponencialmente nos últimos meses: guloseimas e brinquedos, como jogos, games, bonecas e outros têm sido anunciados a granel em canais como Disney XD, Discovery Kids, Cartoon e o recém-criado Gloob (pronuncia-se Glub).
Descendo...
A combinação de "Carrossel" com horário eleitoral obrigatório rendeu ao "Jornal Nacional", em setembro, seu pior ibope mensal desde a estreia do produto, em 1º de setembro de 1969. Se você é jovem, saiba que naquele tempo o banco Nacional era o patrocinador do telejornal (daí seu nome, dizem alguns pesquisadores) e a vinheta, antes do começo do jornalístico, tocava nada menos que "Summer '68", do Pink Floyd (o famoso "disco da vaca", cujo nome, fofo, era Lulubelle 3ª).
Como estava dizendo duas notas atrás, o fato de enfrentar uma novela infantil de sucesso no SBT e ainda ter de encarar o horário eleitoral fez com que a audiência do "JN" baixasse para surpreendentes 24,3 pontos na média de setembro. Isso representa 17% a menos do que o telejornal global registrou em setembro de 2010, quando também havia horário eleitoral, mas não tinha novelinha de sucesso no SBT. Em relação a setembro do ano passado (33,2 pontos e 53% de share), a queda este ano é de 27%.
Ricardo Feltrin
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