Às 06h: O brasileiro vê mais novela do que trabalha. Sabe mais de mocinhas e
vilãs do que das últimas novidades das gôndolas e vitrines. Passa mais tempo acompanhando folhetins do que cuidando de si próprio.
Segundo a TV Globo, assistir a novelas é o terceiro maior hábito nacional. Só perde para comer e dormir.
A tese foi defendida pelo diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, no Maximídia-2012, evento que reuniu nesta semana veículos de comunicação e mercado publicitário, em São Paulo.
Segundo Saraiva, somente as novelas da Globo atingem 87,1% da população brasileira em um mês. Ou seja, no período de 30 dias, 160,1 milhões de pessoas assistem a pelo menos um capítulo das cinco novelas da emissora.
“A novela é um hábito de comportamento nacional diário”, disse Saraiva.
De acordo com o executivo, nenhum programa regular de televisão consegue tal êxito no mundo Ocidental.
Saraiva mostrou dados dos Estados Unidos, “o país da televisão”, para defender o poderio da telenovela latino-americana.
Neste ano, o programa regular mais visto nos EUA foi "American Idol", com 19,811 milhões de telespectadores. A novela das nove da Globo registra quase o dobro disso (35,606 milhões de telespectadores em todo o país, em fevereiro). E vai ao ar todos os dias.
A TV americana, no entanto, tem transmissões eventuais que superam as novelas da Globo: o "Superbowl", a final do campeonato de futebol americano, tem mais de 100 milhões de telespectadores. A cerimônia do Oscar é vista por quase 40 milhões.
Saraiva revelou que em 2007, no final de "Paraíso Tropical", o sistema elétrico nacional chegou a tomar medidas de emergência. Temia um apagão por causa da grande quantidade de televisores ligados.
“A ficção é tão importante para o ser humano quanto comer e beber, e a novela ocupou esse espaço”, concordou o autor Walcyr Carrasco, presente ao debate sobre o sucesso das telenovelas.
Para Carrasco, a internet não é concorrente da telenovela. “A novela não perdeu, ela ganhou com a internet, passou a repercutir mais. Agora, não é só a vizinha fofoqueira que fala da novela, é uma rede inteira.”
Ainda tem um detalhe nisso tudo: esse cálculo de que a novela da Rede Globo é vista por quase 36 milhões de pessoas em todo o país não está correto. Esses dados são das regiões onde existem Ibope em tempo real (11 grandes centros metropolitanos).
Se o cálculo fosse bem mais amplo, é certo que uma novela das nove da Globo venha alcançar tranquilo mais de 100 milhões de pessoas por dia (o Brasil tem quase 200 milhões de pessoas).
Segundo a TV Globo, assistir a novelas é o terceiro maior hábito nacional. Só perde para comer e dormir.
A tese foi defendida pelo diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, no Maximídia-2012, evento que reuniu nesta semana veículos de comunicação e mercado publicitário, em São Paulo.
Segundo Saraiva, somente as novelas da Globo atingem 87,1% da população brasileira em um mês. Ou seja, no período de 30 dias, 160,1 milhões de pessoas assistem a pelo menos um capítulo das cinco novelas da emissora.
“A novela é um hábito de comportamento nacional diário”, disse Saraiva.
De acordo com o executivo, nenhum programa regular de televisão consegue tal êxito no mundo Ocidental.
Saraiva mostrou dados dos Estados Unidos, “o país da televisão”, para defender o poderio da telenovela latino-americana.
Neste ano, o programa regular mais visto nos EUA foi "American Idol", com 19,811 milhões de telespectadores. A novela das nove da Globo registra quase o dobro disso (35,606 milhões de telespectadores em todo o país, em fevereiro). E vai ao ar todos os dias.
A TV americana, no entanto, tem transmissões eventuais que superam as novelas da Globo: o "Superbowl", a final do campeonato de futebol americano, tem mais de 100 milhões de telespectadores. A cerimônia do Oscar é vista por quase 40 milhões.
Saraiva revelou que em 2007, no final de "Paraíso Tropical", o sistema elétrico nacional chegou a tomar medidas de emergência. Temia um apagão por causa da grande quantidade de televisores ligados.
“A ficção é tão importante para o ser humano quanto comer e beber, e a novela ocupou esse espaço”, concordou o autor Walcyr Carrasco, presente ao debate sobre o sucesso das telenovelas.
Para Carrasco, a internet não é concorrente da telenovela. “A novela não perdeu, ela ganhou com a internet, passou a repercutir mais. Agora, não é só a vizinha fofoqueira que fala da novela, é uma rede inteira.”
Ainda tem um detalhe nisso tudo: esse cálculo de que a novela da Rede Globo é vista por quase 36 milhões de pessoas em todo o país não está correto. Esses dados são das regiões onde existem Ibope em tempo real (11 grandes centros metropolitanos).
Se o cálculo fosse bem mais amplo, é certo que uma novela das nove da Globo venha alcançar tranquilo mais de 100 milhões de pessoas por dia (o Brasil tem quase 200 milhões de pessoas).
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