Em dez anos de medição na Grande São Paulo, principal mercado econômico
do país e 'termômetro' da publicidade, o ibope das partidas do Campeonato Brasileiro na TV Globo caiu em torno de 20%. Na TV aberta, na última década, cerca de 1 em cada 5 telespectadores 'clicou-se' da Globo, e deixou de assistir às pelejas futebolísticas da emissora. Foram atrás de outros afazeres.
do país e 'termômetro' da publicidade, o ibope das partidas do Campeonato Brasileiro na TV Globo caiu em torno de 20%. Na TV aberta, na última década, cerca de 1 em cada 5 telespectadores 'clicou-se' da Globo, e deixou de assistir às pelejas futebolísticas da emissora. Foram atrás de outros afazeres.
O leitor sagaz deve se questionar: 'Ora, ora, ora... se o ibope caiu, então o preço do anúncio também cai, certo? Quero dizer, bem, se há menos gente assistindo, o anúncio tem que custar menos para o anunciante não é? Não é, caro leitor. Mesmo com um produto com menos público, a Globo aumentou o valor da cota do futebol em 123% desde 2005. Discutiremos isso mais detalhadamente aqui para baixo.
Discutiremos isso mais detalhadamente aqui para baixo.Em 2012 a Globo vai faturar -- somente com o produto futebol -- cerca de R$ 2 bilhões. É a 'mãe de todos os faturamentos', exclama a leitora, enquanto mexe nervosamente no cabelo. Não é, cara leitora. A Globo ainda tem a dramaturgia, um produto "monstro" de caro, mas cujo faturamento total pode superar até o futebol. (obs: 1) claro, tem muito mais novela que jogo; 2) claro, isso é tabela cheia, depois a TV dá um desconto). De qualquer forma, R$ 2 bilhões brutos mostra a importância do futebol como fonte de receita e negócios na emissora.Somente com a venda de seis cotas master de publicidade do futebol, a Globo já garantiu para o ano que vem exatamente R$ 1,044 bilhão. Cada uma custou a modesta quantia de R$ 174 milhões. Essas cotas são vendidas num espaço de tempo menor do que o que você levou para ler esta frase toda. Em 2005, por exemplo, cada cota era vendida por 'apenas' R$ 74 milhões.
Para 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões. E, vejam bem, isso é só com futebol, han? Não estamos somando lutas (UFC), eventos e outros esportes.
Na outra ponta da mesa está o ibope, a audiência. Dados inéditos, obtidos pelo F5, apontam que o ibope do futebol na Globo caiu 20% no universo de TV's ligadas desde 2001, ano em que a média de ibope de todos os jogos doPara 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões. E, vejam bem, isso é só com futebol, han? Não estamos somando lutas (UFC), eventos e outros esportes.
Brasileiro ficou em 26,2 pontos. Em 2011 a média foi de 21,1 pontos.
Desde 2005, para efeitos de comparação com o preço das cotas publicitárias, a participação de TVs ligadas caiu 17%.
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