sábado, 25 de junho de 2011

Prévia média-dia de ontem (24/06) na Grande São Paulo


24/06/2011 (07h às 24h)

 
17.0 pontos (37%)

 
  7.0 pontos (15%)

 
5.5 pontos (12%)

 
2.1 pontos (5%)

1.6 pontos (4%)

Share:

4 comentários:

  1. Persistindo no propósito de entender o mecanismo de medição da audiência pelo IBOPE, noto que este post contém o registro de pontos, onde cada ponto hoje corresponde a 58 mil telespectadores, e há também o registro de porcentagens. Neste post acima, a Globo está com 17.0 pontos de audiência, que são equivalentes a 37%, ainda no esforço de entender, esses 37% é uma parcela de qual universo? Os 100% de que foram retirados, englobam o que? Na hipótese de uma interpretação, concluí obviamente acho que, quanto maior o share menor o número de televisores ligados. Agora só falta entender como avaliar criticamente isso, o que seria melhor para uma emissora, no caso de uma pontuação no Ibope, por exemplo, 17,0 mas obtidos com um share maior, ou, os mesmos 17.0 com um share menor?

    ResponderExcluir
  2. Agonista, esses 37% é equivalente a porcentagem de tvs ligadas na Globo, em um universo de todas as tvs ligadas no dia citado.
    A média de pontos é a média tirada de todos os programas no horário de 7h às 24h em todas as emissoras. Não sei porque, mas o mercado publicitário não dão muita importância para a faixa de 0h às 7h.
    Lembrando que todos os share das 5 redes citadas juntas dá 75%, os 25% restantes são referentes a TV Gazeta, Cultura e aos canais UHF e os DVDs. Lembrando que nessa conta aí em cima não estão contando a tv paga.

    ResponderExcluir
  3. Se bem entendi o que vc disse, e me desculpe por insistir perguntando, prometo parar por aqui, os 37% são dos 75%, obtidos pela Globo, das 5 redes juntas? 37% de 75%? E quanto ao share? Meu emtendimento está correto?

    ResponderExcluir
  4. Você entendeu muito bem Agonista. A TV Globo em São Paulo nesse dia citado esteve com 37% das 7h às 24h. As cinco redes de tv juntas ficaram com 75% nesse dia, incluindo a Globo. Só que sobraram 25%, que estão incluídos a TV Cultura, Gazeta, Brasil, TV Esporte Interativo, Record News, TV Aparecida e outros, que o Ibope chama de DVDs.
    Esses valores em porcentagem se chama share. O share é um valor comparativo. Permite verificar quais os canais e os programas que obtiveram - no mesmo momento ou no mesmo dia - uma preferência em relação aos outros programas do momento ou do dia. O valor de referência é a totalidade das pessoas que estavam com o televisor ligado naquele instante ou naquele dia.
    O share não diz quantas pessoas estavam vendo o canal naquele dia ou naquele momento. O share só serve para dizer quantos por cento entre as tvs ligadas está naquele canal.
    Para saber quantos passaram naquele canal naquele momento ou durante todo o dia, é preciso ter a média dia. No caso acima citado, a TV Globo obteve 17 pontos. Como 1 ponto no Ibope na Grande São Paulo significa 58 mil casas, a Globo teve em média nesse dia 17 pontos ou 986 mil casas ligadas no canal. Como cada casa tem 3 pessoas em média, então a Globo obteve 2.958.000 de pessoas.
    Espero ter te ajudado nessa explicação, que ébem complexa e difícil de entender a princípio.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Blogger templates