Um
gráfico produzido pela Rede Record para uso interno traça um panorama
da audiências das redes de TV na Grande São Paulo entre 1993 e 2015 (até
domingo, 27/12/2015). No quadro, montado com base nos números do Ibope
(agora chamado Kantar Ibope), as emissoras aparecem da seguinte forma no
período, considerando a programação diária, entre 7h e 0h:
TV Globo: 23.5 pontos (1993) e 13,8 pontos (2015): 41% de queda.
TV Record: 1.5 pontos (1993) e 6.2 pontos (2015): 357% de crescimento.
SBT: 8.0 pontos (1993) e 6.2 pontos (2015): queda de 22%.
TV Bandeirantes: 2.8 pontos (1993) e 2.2 pontos (2015).
TV Manchete: 1.5 pontos (1993) e, já como Rede TV!, 0.8 ponto (2015).
A
Record fecha o ano com metade da audiência da Globo, mas ostenta o
percentual de crescimento. Usa o calendário de 1993 como referência
porque é o primeiro ano fechado da medição de audiência por people
meter, aparelho que capta dados em tempo real - ainda que a mostra do
painel fosse bem menor.
Convém
resgatar, no entanto, que em 1993, a Record ainda estava no fundo do
poço que motivou sua troca de mãos três anos antes, das famílias Machado
de Carvalho e Abravanel, para as mãos de Edir Macedo, líder da igreja
Universal do Reino de Deus. Da mesma forma, não se pode negar que 2015
foi um ano e tanto para a emissora, graças a novela "Os Dez Mandamentos"
e à estratégia que favoreceu também o "Jornal da Record", além da
injeção de ânimo trazido por Xuxa, que em seu primeiro ano na emissora
do bispo Macedo, ficou com em terceiro lugar na audiência.
Em
tempo: 1 ponto de audiência na região metropolitana de São Paulo vale
40.000 domicílios em 1993. Em 2015, 1 ponto vale 67.000 lares.
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