sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TVs Globo e Record caem, SBT sobe no Ibope 2011, tudo em migalhas

Dona de 95% (será mesmo isso tudo?) do faturamento publicitário da TV aberta, a faixa das 7h à meia-noite rendeu à TV Globo, de janeiro a novembro deste ano, em média, 16,4 pontos de audiência na Grande São Paulo, ante 16,5 pontos de 2010 inteiro. Ainda falta concluir a conta com o mês corrente, vá lá, mas, a considerar que a audiência normalmente cai em dezembro, é improvável que a emissora reverta ou empate esse saldo com o do ano passado.
Na TV Record, a situação não é distinta. São 7,3 pontos até novembro deste ano, ante 7,4 de 2010. Só o SBT se mostra em tendência contrária, ao somar 5,7 de janeiro a novembro de 2011, ante 5,4 de todo o ano de 2010. A TV de Silvio Santos, no entanto, já teve dias melhores e não faz tempo. Em 2009, marcou 6,3 de média anual e em 2007, registrou 6,5 pontos.
Nesse período, a queda é mais latente na Globo, que se mantém líder inconteste, apesar de ter caído do patamar de 21 pontos (2005 e 2006) para 17,4 em 2009 e agora para a casa dos 16. No Painel Nacional de TV do Ibope, a média do ano é de 17,8 pontos até novembro, ante 18,2 pontos de 2010. A TV Cultura tinha 1,2 ponto em 2010 e somou 0,9 este ano, até novembro, enquanto a Rede TV! empata em 1,5 ponto nos dois períodos, e a TV Bandeirantes, em 2,5.
E quem disse que isso sinaliza que o público esta desligando a TV? Desde 2009, o número de aparelhos ligados na Grande São Paulo crava 43% de índice nessa faixa das 7h à 0h. Convém observar que os chamados Outros Canais, que somam audiência de canais UHF e pagos, têm acumulado com frequência números iguais ou superiores aos da vice-líder, a Record.

Share:

Um comentário:

Blog Archive

Blogger templates