Quando fechou com a TV Globo os direitos das próximas 3 temporadas, a UEFA alegou melhor exposição do produto na maior emissora de tv do Brasil. Eles esperavam mais audiência. A Globo comprou os direitos, mas fez uma ressalva aos organizadores do evento: não iria exibir antes dos jogos do torneio europeu exibido a marca da cervejaria patrocinadora do evento. Não iria exibir para não ter confronto com a cervejaria patrocinadora do futebol na Globo. Dito e feito: a UEFA excepcionalmente acatou e assinou o contrato, com a premissa da marca da cervejaria ser exibido apenas em outros horários da programação da emissora, geralmente nas madrugadas.
O acordo parece que foi bom para a UEFA, mesmo em pleno sábado, onde os índices de audiência cai um pouco, a final do Torneio vencido pelo Internazionale de Milão por 2 a 0 contra o Bayern de Munich marcou uma bela audiência na TV Globo: prévia de 16 pontos.
No mesmo horário, a TV Bandeirantes, que exibiu o torneio desde o começo e muitas vezes marcou índices acima dos 06 pontos, só ficou na casa dos 04 pontos e ficou na quarta posição.
Toda vez que uma emissora concorrente da Globo exibe uma mesma partida exibida por ela, a história é a mesma: a maioria dos telespectadores vai parao canal carioca, mesmo muita gente dizendo que a emissora detém o monpólio do futebol no Brasil. que monopílio, se ela divide os direitos com outras emissoras? O único problema é exigir em contrato os jogos transmitidos pela outra rede.
De qualquer forma, o investimento na Liga dos Campeões na Globo devem ter deixado os Europeus muito felizes, pois o Ibope foi bem maior do marcado pela Record quando transmitia o evento.
Ricardo Sandes (criador e editor do blog)
0 comentários:
Postar um comentário