O número de televisores ligados em novembro caiu quatro pontos em relação ao mesmo mês do ano passado (60%). Mais dois pontos e isso equivaleria à audiência do SBT, a terceira maior rede do país, no horário nobre.
O número de televisores ligados no horário nobre caiu de 66% na média anual em 2000 para 59% neste ano, no acumulado até 21 de novembro, um desabamento de sete pontos percentuais (mais dois pontos e daria uma Record, a única das grandes que cresceu nos últimos anos).
Mas a TV aberta não vem perdendo público apenas para o botão vermelho do controle remoto. Os telespectadores, principalmente os da Globo e do SBT, também fugiram para o DVD e para o que o Ibope chama de “outros canais” _que vão de pequenas emissoras em UHF a circuitos internos de vídeo.
No horário nobre, o índice de televisores sintonizados nos chamados “outros aparelhos” (DVDs, videocassete, videogame e PC) era de 0,6% em 2001. Na parcial deste ano, já atingiu 3,8% _o equivalente a mais do que a audiência da quarta maior rede aberta, a Band. O total de TVs sintonizadas em “outros canais” foi de 3% em 2001. Subiu para 5% neste ano.
Isso quer dizer que as grandes redes abertas, além de terem perdido sete pontos para o botão “off” do controle remoto, perderam mais dois para os “outros canais” e mais três para os outros aparelhos. Ou seja, doze pontos, ou quase a metade da audiência da Globo no Grande São Paulo em novembro, no horário nobre (26 pontos).
São vários os possíveis motivos pela queda da atratividade da TV aberta. O desinteresse do público pela programação, o crescimento da internet e o fácil acesso ao DVD figuram entre os principais.
Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro)
0 comentários:
Postar um comentário