As redes Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV! assinaram, na tarde desta segunda-feira
(16), o contrato definitivo para a entrada do GfK no Brasil. O instituto
de pesquisa alemão vai medir audiência de TV paga e aberta no país,
tornando-se concorrente do Ibope.
Pelo acordo, que tem validade de cinco anos, a empresa começará a medição com 1.500 domicílios com peoplemeter (aparelho que afere audiência, instalado nas casas da amostragem) – a mais que o Ibope.
Atualmente, o Ibope conta com 4.500 domicílios em sua amostragem. Já o GfK pretende iniciar os trabalhos com 6.000 domicílios em sua pesquisa. São Paulo terá cerca de 1.600 domicílios participando da amostragem.
Em novembro, quando foi assinado um pré-contrato (carta de intenção), o GfK iniciou a seleção da amostragem da pesquisa, que vai aferir audiência em 15 regiões do Brasil.
Além de uma medição maior, o novo serviço sairá cerca de 40% mais barato que o Ibope.
Os primeiros dados oficiais da nova pesquisa serão divulgados apenas no segundo semestre de 2014. O contrato das redes com o GfK tem um valor de mais US$ 100 milhões.
A Rede Globo ainda não assinou nenhum acordo com o mais novo concorrente do Ibope, mas o GfK pretende negociar o serviço com a emissora, com canais pagos e agências de publicidade.
Pelo acordo, que tem validade de cinco anos, a empresa começará a medição com 1.500 domicílios com peoplemeter (aparelho que afere audiência, instalado nas casas da amostragem) – a mais que o Ibope.
Atualmente, o Ibope conta com 4.500 domicílios em sua amostragem. Já o GfK pretende iniciar os trabalhos com 6.000 domicílios em sua pesquisa. São Paulo terá cerca de 1.600 domicílios participando da amostragem.
Em novembro, quando foi assinado um pré-contrato (carta de intenção), o GfK iniciou a seleção da amostragem da pesquisa, que vai aferir audiência em 15 regiões do Brasil.
Além de uma medição maior, o novo serviço sairá cerca de 40% mais barato que o Ibope.
Os primeiros dados oficiais da nova pesquisa serão divulgados apenas no segundo semestre de 2014. O contrato das redes com o GfK tem um valor de mais US$ 100 milhões.
A Rede Globo ainda não assinou nenhum acordo com o mais novo concorrente do Ibope, mas o GfK pretende negociar o serviço com a emissora, com canais pagos e agências de publicidade.
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