Segundo balanço publicado há duas semanas, o SBT de São Paulo teve uma receita líquida (já descontadas as comissões das agências) de R$ 870,3 milhões em 2012, 7% a mais do que em 2011, quando vendeu R$ 813,8 milhões.
O dado mostra que, apesar do sucesso de audiência e comercial de "Carrossel", o SBT cresceu apenas dentro da média da TV aberta na Grande São Paulo, 7%, de acordo com o Projeto Intermeios.
Não fosse a novela infantil, que já faturou mais de R$ 100 milhões em merchandising, 2012 teria sido um ano desastroso para Silvio Santos.
A TV Globo, outra empresa de TV que divulga balanço contábil, cresceu 10% em publicidade, atingindo R$ 9 bilhões de receita. Os dados da Globo, no entanto, se referem a todo o país, enquanto os do SBT reproduzem apenas o desempenho da cabeça-de-rede.
Os lucros do SBT, contudo, dispararam. Segundo o balanço, o lucro líquido da emissora foi de R$ 52,5 milhões, R$ 20 milhões a mais do que em 2011.
O crescimento do lucro, de 60%, reflete uma administração mais eficiente. Os custos de produção, por exemplo, cresceram apenas 5%, menos do que as receitas.
Segundo executivos do SBT, a emissora deixou de ser "um playground de Silvio Santos" desde a quebra do banco Panamericano. A orientação, agora, é dar lucro.
0 comentários:
Postar um comentário